maxrocha Max Rocha

O peixinho cascudinho se achava feio e inútil. Vivia admirando o lindo peixe beta. Até que um dia...


Çocuklar Tüm halka açık.

#fábula #amorpróprio #felicidade
2
4.2k GÖRÜNTÜLEME
Tamamlandı
okuma zamanı
AA Paylaş

O Cascudinho e o Beta





Era uma vez um aquário; um lindo e portentoso aquário repleto de belos peixes ornamentais. Tinha peixe borboleta, acará-bandeira, acará-disco, guppy, neon, barbo, japonês, beijador, paulistinha; enfim peixes de todas as cores, que atraiam os olhares curiosos e admirados das crianças e adultos que passavam horas a admirá-lo.


Todos ariscos e elegantes, orgulhosos de suas caudas e cores, estas ainda mais destacadas pela luminosidade dos raios de sol que atravessavam as límpidas e cristalinas águas do grande recipiente de vidro, que decorava o hall de entradas daquela loja de departamentos.


Ao lado do grande aquário central jazia um outro menorzinho, onde navegava submerso um belíssimo peixe beta, galante em suas cores azul e vermelho, com uma cauda capaz de deslumbrar até mesmo quem não se deixava entreter pela vida aquática.


As crianças que ali passavam, movidas pela curiosidade perguntavam: por que aquele belo e pobre peixe estava sozinho e não misturado aos outros no aquário maior? Porque ele é orgulhoso e agressivo e não aceita ser colocado junto aos outros, agredindo com bicadas até a morte qualquer peixe que dele se aproximar... respondiam outras pessoinhas já mais instruídas no aquarismo.


E assim seguia o cotidiano daquele mundo aquático. Mas ninguém reparava no fundo do aquário gigante, onde por entre as pedras do fundo escondidos se arrastavam três peixinhos humildes e feinhos, chamados cascudos. Pareciam pequenos bagres com bigodes e uma boca bocuda, em forma de enceradeira, que viviam sugando as sujeiras e detritos dos peixes mais vistosos, que se depositavam no fundo, entre as pedras.


Durante as noites, quando ninguém estava vendo, subiam a sugar com suas bocas grudentas o lodo que se acumulava nas paredes do aquário. A verdade é que os cascudinhos não imaginavam o quão importantes eram para manter aquele ambiente limpo e vistoso; muito menos ainda desconfiavam que todos os outros peixes, maiores e mais garbosos, deles dependiam para continuar vivendo.


Um deles, justamente o mais jovem, se achava feio e desimportante e se escondia dos curiosos; vivia sonhando em ser o peixe beta do outro aquário menorzinho e se perguntava: por que havia nascido tão infeliz? E por que o outro peixinho beta, tão bonito que era, parecia tão bravo e arredio?


Até que um belo dia, nosso infeliz cascudinho teve uma grata surpresa: dois moços de uniforme apareceram para trocar de lugar os aquários e um deles disse assim para o outro: olha amigo, todos esses peixes ornamentais são muito bonitos e valorizados, mas eu não troco nenhum deles pelos cascudinhos do fundo; sem eles isto viraria uma sujeira só e ninguém conseguiria admirar nenhum deles, porque todos morreriam, sem oxigênio e água limpa. Está vendo aquele beta vermelhinho ali coitado? Vive sozinho, pois não tem humildade; está condenado à solidão...


Nosso cascudinho então compreendeu que todos temos importância e significado nesta vida. Todo trabalho é fundamental e toda existência é abençoada.


E viveu feliz para sempre...







Moral da história: valorize e respeite as pessoas humildes, que desempenham funções básicas. Delas pode depender sua vida. Afinal, estamos todos no mesmo barco (ou aquário).

14 Mart 2021 20:39 3 Rapor Yerleştirmek Hikayeyi takip edin
3
Son

Yazarla tanışın

Max Rocha Médico e escritor amador, a procurar nas letras um alento para o cotidiano. Especialização na área do envelhecimento, mas com contato frequente com diversas faixas etárias, familiar e profissionalmente, fato inspirador de diferentes motivações literárias. Interesso-me por ficção histórica e científica, suspense, misticismo e mistério com um toque de humor. Às vezes enveredo pelo tom crítico e motivacional. Escrevo ouvindo música instrumental relacionada com o tema no Spotify.

Yorum yap

İleti!
Elisângela Rezende Elisângela Rezende
Olá! Faço parte da Embaixada brasileira do Inkspired e estou aqui para lhe parabenizar pela Verificação da sua história. Ao ler o conto “ O Cascudinho e o Beta” não imaginava que o final fosse tão surpreendente, uma grande lição de vida. Parabéns! O que pude ver ao ler o seu texto é que ele começa como qualquer história infantil “Era uma vez…” e logo imaginamos que seria como qualquer história infantil ou desenho animado que seria apenas uma história, daí você surpreende. Uma parte que me marcou foi quando você escreve “… por que aquele belo peixe estava sozinho e não misturado aos outros no aquário maior? Porque ele é orgulhoso e agressivo e não aceita ser colocado junto aos outros, agredindo com bicadas até a morte…” fiquei em choque não imaginava que um peixinho tão pequeno fosse tão agressivo. Eu realmente amei quando li “…mas ninguém reparava no fundo do aquário gigante, onde por entre as pedras do fundo escondidos se arrastavam três peixinhos humildes e feinhos, chamados cascudos...” Eu simplesmente amei os personagens centrais da história. A sua forma de descrever foi muito boa e nela podemos imaginar cada detalhe deles de forma clara não dando nenhuma confusão no leitor ao ler o texto. Agora gostaria de falar sobre sua gramática e ortografia. Pessoalmente, acho que esse foi um dos pontos mais fortes da história. Senti como se meus olhos estivessem deslizando pelas palavras e foi muito fácil imaginar tudo e me apegar aos personagens graças à forma como você decidiu fazer as narrações e diálogos. Você finaliza o seu texto com uma grande lição “Nosso cascudinho então compreendeu que todos temos importância e significado nesta vida…” muito boa a sua reflexão. Particularmente gosto de textos que nos leva a refletir sobre a vida. Até mais, autor. Espero que você continue escrevendo e que tenha muitos leitores e muitos comentários, porque sua história mais do que merece.
December 10, 2021, 23:03
Ruana Aretha Ruana Aretha
Obrigada pela pequena história. Compactuo de ideais assim e perpetuar através da escrita, faz com que os 'peixinhos reais' sejam vistos mediante a nobreza que contagiam nos dias.
March 14, 2021, 20:47

  • Max Rocha Max Rocha
    Obrigado Ruana. Há muitos "adultos" por aí que ainda não aprenderam ... March 14, 2021, 20:49
~