AA Paylaş

Conto, Novela & Romance

Olá, pessoal! Neste capítulo, vamos compartilhar mais algumas ideias e alguns conhecimentos. Sempre numa conversa mais direta, objetiva. Vamos lá. Os gêneros literários são o narrativo, o lírico e o dramático. O que nos interessa é o narrativo. Alguns exemplos de textos narrativos são o conto, a novela, o romance, a crônica e a fábula. Vou comentar sobre os três primeiros que são os mais procurados por aqui.

O conto é uma narrativa curta, com um número pequeno de personagens comparado com a novela e com o romance. A ação ocorre num curto espaço de tempo, gravitando em torno de um único conflito. Existe uma concentração de lugar e de tempo. É conciso, indicando logo ao leitor qual a intenção básica do autor. É dispensável o aprofundamento psicológico dos personagens. Um exemplo de conto é “A cartomante” de Machado de Assis.

A novela é uma narrativa maior que o conto, com um nível de complexidade mais amplo. Geralmente, tem um único conflito, mas são admissíveis conflitos secundários. Possui um ritmo mais intenso dos personagens, podendo haver episódios que se entrelaçam. É interessante um aprofundamento psicológico, mas sem se deter muito nisso. A novela também é conhecida por novel. Um exemplo de novela é “A metamorfose”, de Franz Kafka.

O romance tem uma narrativa mais extensa, além de possuir uma quantidade maior de personagens. Os conflitos são múltiplos, assim possui uma complexidade maior que a novela. O psicológico dos personagens é aprofundado e importante na construção das intrigas. O ritmo costuma ser lento com muitas cenas e episódios. Exemplo de romance é “Os irmãos Karamazov” de Fiódor Dostoiévski.

Uma observação é que o romance pode ter várias vertentes e uma dessas é o romance romântico. Assim, o romance nem sempre será romântico.

Qual desses três escrever? Caso você seja iniciante, sugiro investir em contos. Eles vão te ajudar muito para se preparar em relação aos textos mais complexos. Além disso, as chances de um bloqueio criativo é menor. Eu gosto bastante de escrever contos e me arriscar em novelas. Uma delas é Deramir. E você? Diz aí os contos e novelas que você já escreveu.

15 Mayıs 2021 00:04 0 Rapor Yerleştirmek 0

Yorum yap

İleti!
Henüz yorum yok. Bir şeyler söyleyen ilk kişi ol!
~