Короткий рассказ
2
2.1k ПРОСМОТРОВ
Завершено
reading time
AA Поделиться

Socorro! Gatos subindo no meu carro!

A gente faz um baita sacrifício... compra, vende, financia, paga seguro e impostos mil, recebe multa, se preocupa com estacionamento, com produtos de limpeza, se perde em contas.

Pelo menos recebe em troca a liberdade de ir e vir, sem depender de terceiros, ou das péssimas condições do transporte urbano e rodoviário.

Se bem que, nos dias atuais, temos que andar com os vidros fechados, evitar locais inseguros e nos prepararmos para longas horas de engarrafamento. Isto posto, sem falar no preço do combustível, ou do IPVA. Será que temos mesmo liberdade?

O Uber e similares que o respondam...

Mas não importa, já que o foco deste manuscrito é outro.

Sei que vou suscitar palavras de protesto, mas preciso desabafar:


SOCORRO! GATOS SUBINDO NO MEU CARRO!


Longe de mim maltratar os ditos felídeos, mas preciso de socorro. Os indesejados gatunos são de propriedade de vizinhos ou... andarilhos noturnos sem rumo. Se os bichanos fossem meus, pelo menos eu teria optado por essa situação, mas não fiz por onde.

Não tenho gato...

Já tentei de tudo: esfregar o piso da garagem com Pinho Sol, grãos de café, pimenta-do-reino, Gleid automático de baunilha e lavanda, luz acesa, reza brava. Tenho cachorro, mas o mesmo não pode ser solto à frente da casa à noite, na garagem, sob pena de assustar algum transeunte na calçada. Nada funciona.

Gosto de cães, mas não consigo nutrir empatia por felinos: os considero até meio autistas. Satisfazem apenas suas necessidades. São máquinas de matar (obviamente não o fazem por mal, como muitos humanos, mas apenas por instinto).

Não podem ser considerados de posse dos donos. Penso até o contrário, já que se utilizam de seus iludidos "proprietários". Sem contar a alergia motivada pelos pelos e saliva desses furtivos animais, que tem por hábito invadir o colchão do próximo.

O que resta então é me deparar todas as manhãs com os rastros de patas, pelos e urina, por sobre o meu pobre veículo. Sem falar nos pequenos arranhões. Quem gosta de gatos que me perdoe, mas preciso de compreensão e não apenas críticas:


SOCORRO! GATOS FOLGADOS SUBINDO NO MEU CARRO!


Se alguém que padece do mesmo pequeno grande infortúnio, solidariamente quiser se juntar ao coro, ou ainda apenas sugerir algo, agradeço.

Custaria tanto assim que viessem a dormir embaixo do veículo?

26 июля 2021 г. 21:45 2 Отчет Добавить Подписаться
0
Конец

Об авторе

Max Rocha Médico e escritor amador, a procurar nas letras um alento para o cotidiano. Especialização na área do envelhecimento, mas com contato frequente com diversas faixas etárias, familiar e profissionalmente, fato inspirador de diferentes motivações literárias. Interesso-me por ficção histórica e científica, suspense, misticismo e mistério com um toque de humor. Às vezes enveredo pelo tom crítico e motivacional. Escrevo ouvindo música instrumental relacionada com o tema no Spotify.

Прокомментируйте

Отправить!
CC C Clark Carbonera
Oi, Max, tudo bem? Não sei se ainda está passando por esse problema com os gatos do vizinho, mas vou tentar ajudar, já que mais ninguém se manifestou por aqui... Tenho um gato, também estou acostumado com os gatos de outros vizinhos, e uma coisa é estranha no seu relato: gatos não urinam em cima de carro, não mesmo (se isso acontece, o bichinho deve estar extremamente estressado; se acontece na roda do carro o motivo é mais simples e é igual aos cachorros: marcação de território, pura e simplesmente), se isso acontece nos pneus, minha dica é derramar vinagre no local (eles não gostam do cheiro e com o tempo acabam parando). Fora isso, os gatos sobem em carros porque gostam de lugares altos onde eles possam observar ao redor e se afastar rápido se algo os assustar ou ameaçar, e vai por mim isso não arranha a tinta do carro (meu gato sobe em cima dos nossos carros e isso nunca aconteceu, já as marcas de patas saem com um pano úmido mesmo). Sobre gatos serem "autistas", amigo, vai por mim, eles não são. Os gatos da vizinhança vão se afeiçoando aos poucos com as pessoas que tentam compreender seus hábitos comportamentais (eles não gostam de barulho alto, de movimentos bruscos, de coisas grudentas e fedidas, de abraços apertados). Pra você ter uma ideia, os daqui me reconhecem pela voz lá da esquina e vem me dar "oi" quando chego de noite, o da minha casa, me chama pra brincar com uma bolinha de papel alumínio na boca, pede carinho e atenção o tempo todo também... Talvez suas experiências com os felinos não tenham sido tão boas, pois você não teve tempo (ou não tentou) se aproximar deles de maneira honesta. Digo isso, pois antes de adotarmos nosso gato, eu também tinha pensamentos parecidos com o seu sobre felinos, e hoje queimo a língua por isso. Outra alternativa é falar com seu vizinho. Assim ele poderia sempre retirar os bichanos de cima do seu carro quando vir eles ali, ou então criar um ambiente mais atrativo para o gatos de maneira que eles não subam no carro.

  • Max Rocha Max Rocha
    C Clark, valeram mesmo as dicas. Precisamos mesmo aprender. Estamos aqui pra isso. Feliz 2023! January 07, 2023, 13:26
~