Countdown to The Authors' Cup 2020. Sign up now for the chance to win prizes!. En savoir plus.
embaixada-brasileira Inkspired Brasil

Os autores estão indecisos, escondidos, com medo: a Gramática os ameaça de todas as formas. É neste cenário caótico que um esquadrão se formou: soldados competentes em busca de justiça, recrutando mercenários para lutarem ao seu lado e, juntos, combaterem o Obscurantismo. Assim, o Esquadrão da Revisão ergue-se contra a tirania da Gramatica para submetê-la aos autores. Entender como funciona a gramática normativa é a base de qualquer escritor. Passar a ideia da cabeça para o papel de forma harmônica é a maior dificuldade de muitos literatos. Nós queremos, neste blog, mostrar a vocês que a gramática não é uma tirana; ela não passa de uma ferramenta que serve para ajudá-los. Juntem-se ao nosso esquadrão para desvendar os mistérios da Gramática e de suas normas.


Non-fiction Tout public.

#acentuacao #EmbaixadaBrasil #gramática #revisão
40
9.9k VUES
En cours - Nouveau chapitre Tous les 15 jours
temps de lecture
AA Partager

Acentuando as palavras oxítonas




Acentuando as palavras oxítonas

Escrito por Karimy


Olá, pessoas! Tudo certo?


Hoje estou aqui para mostrar a vocês como funcionam as regras de acentuação das palavras oxítonas. Mas o que são palavras oxítonas?


Se você não sabe ou não tem certeza, vou explicar direitinho para que não fique dúvida alguma!


As palavras oxítonas são aquelas bonitonas que possuem o acento tônico na última sílaba. Só que temos um pequeno probleminha aqui! Você sabe qual é a última sílaba de uma palavra?


Chegue mais, vou mostrar!



Como você pode ver, as sílabas estão classificadas como 3, 2 e 1, isso porque contamos as sílabas a partir da última, não da primeira. Ou seja, quando a sílaba tônica for a de número 1 (a última), você estará diante de uma palavra oxítona!


Ainda não entendeu?


Vou simplificar!


Você está saindo da escola e vê aquele seu amigo que mora perto da sua casa e decide chamá-lo para irem embora juntos, então, você grita:


— Josééééééé!


Viu só? Quando você gritou o nome de José, a sílaba ficou com a parte mais forte do seu grito. Essa sílaba mais forte de uma palavra é aquela que chamamos de sílaba tônica e todas as vezes em que a última sílaba de uma palavra terminar com mais força, você estará diante de uma palavra oxítona!


A Língua Portuguesa possui um ritmo natural de fala, o que faz com que sempre recorramos ao acento paroxítono das palavras, cuja sílaba tônica é a penúltima. Ou seja, quando tiver de gritar uma palavrinha desconhecida, o mais natural será que você acentue a penúltima sílaba. Pense na palavra pudico. Na sua mente, como foi que a pronunciou? pu-DI-co? Se sim, você está certo! A palavra não possui acento, mas o seu ritmo natural de fala, enraizado desde pequenininho na sua cabeça, o guiou na hora de pronunciá-la. Na nossa língua, toda palavra possui essa sílaba tônica natural, mesmo quando não acentuada, e você usa a acentuação quando quiser marcar uma tonicidade diferente dela.


Logo, o objetivo da acentuação é sabermos a pronúncia formal de todas as palavras, inclusive daquelas que ainda não conhecemos.


Observe estas palavrinhas:



Conseguiu identificar em qual sílaba recai a tonicidade dessas palavras? Bom, se você respondeu que todas elas são oxítonas por terem como sílaba tônica a sílaba 1 (a última), então você acertou!


Vamos observar essas palavras um pouquinho mais de perto: Paraná, café, dominó.


Certo, Karimy, observei, mas o que essas palavras têm de tão importante?


Bom, não muita coisa, na verdade! O que quero mostrar a você é a terminação delas! Perceba que a primeira termina com a vogal a, a segunda com e, enquanto que a terceira com o. Por que estou apontando isso? Simples! A primeira regra de acentuação de oxítonas que veremos é esta: Acentuam-se todas as oxítonas terminadas em: a, as; e, es; o, os.


Vamos, agora, para a segunda regrinha:



Imagino que tenha percebido de primeira que todas essas palavras são oxítonas! Elas também não possuem nada em comum, mas observe a terminação delas. Viu? éu; éi e ói: Todas as palavras oxítonas terminadas com esses ditongos abertos são acentuadas!


Fácil, não é mesmo? Vamos prosseguir, então!


Observe estas palavras:



Ah, já foi direto conferir a terminação delas! Muito bem! Está aprendendo! Todas as palavras oxítonas com a última vogal tônica fechada e ou o receberão acento circunflexo (^).


Agora, veja estas palavrinhas aqui:



Percebeu? Não? Vou explicar: todas as palavrinhas oxítonas com mais de uma sílaba e terminadas em ditongo nasal em ou ens serão acentuadas.


Agora, veremos as monossílabas. Não sabe o que é monossílaba? Vou simplificar: monossílabas são todas as palavras com apenas uma sílaba! Acentuam-se todas as monossílabas tônicas que terminarem em a, as; e, es; o, os.


Veja só:



Viu como é fácil?


Bom, agora, estamos chegando ao fim! Veremos a última regrinha que você aprenderá sobre como acentuar palavras oxítonas e ela também é muito simples!


Quando ligamos um verbo a um pronome oblíquo (me, te, lo, na...; aqueles que podemos colocar antes ou depois do verbo; “a amar = amá-la”), poderemos produzir uma oxítona ou um monossílabo a partir dele. Sendo assim, deveremos acentuá-lo.


Viu só? Acentuá-lo!


Mas como saber quais verbos acentuar? Mostrarei a você:



Percebeu quais são as terminações dos verbos? Não? Vamos verificar então: a; e; o. Todos os verbos que, quando ligados a pronomes oblíquos, terminarem com essas vogais receberão acentuação.


Agora, se o verbo terminar com i, quando ligado a um pronome oblíquo, e fizer parte de um hiato (o encontro de duas vogais, mas em sílabas diferentes), ele também será acentuado. Veja só:



Você ainda tem cabelo? Sim? Ufa! Isso é ótimo, significa que conseguiu aprender todas as regrinhas de acentuação de oxítonas sem se desesperar. Isso me deixa feliz!


Entendeu tudo direitinho? Caso ainda reste alguma dúvida, deixe nos comentários! E não se esqueça de que você sempre pode procurar no google se estiver com um pé atrás a respeito de como acentuar determinada palavra. Como escritores, precisamos usar todas as ferramentas à nossa disposição!


Até a próxima dica! Beijos!


Revisado por Kaline Bogard


Referência: BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. 37. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira; Lucerna, 2009.

17 Mai 2018 01:41:30 2 Rapport Incorporer Suivre l’histoire
10
Lire le chapitre suivant Acentuando as palavras paroxítonas e as proparoxítonas

Commentez quelque chose

Publier!
Karimy Lubarino Karimy Lubarino
kkkkkkkkkkkk Mééé!!!
May 24, 2018, 10:28
Camy <3 Camy <3
Então, dona Karimy, eu tenho uma dúvida... Esse José aí tem todos os "e" acentuados mesmo?
May 18, 2018, 05:24
~

Comment se passe votre lecture?

Il reste encore 24 chapitres restants de cette histoire.
Pour continuer votre lecture, veuillez vous connecter ou créer un compte. Gratuit!