mschneider21 Margot Schneider

Dois fatos reais e coincidentes envolvendo um dos presidentes norte americanos nos levam a pensar se o destino por vezes não brinca com nossas vidas.


Histoire courte Tout public.

#Abraham-Lincoln #Republicanos #estados-unidos #Guerra-da-Secessão #escravidão #assassinato #Coincidência #história #presidente
Histoire courte
1
2.0mille VUES
Terminé
temps de lecture
AA Partager

Coincidência entre a vida e a morte

O destino é uma questão de escolha

Augusto Cury


Vários presidentes dos Estados Unidos da América morreram durante seu mandato, quatro deles assassinados. O primeiro deles a ser assassinado foi Abraham Lincoln, o 16º. presidente dos EUA (Estados Unidos da América). Abraham Lincoln nasceu em uma família humilde no estado de Kentucky e quando era menino o único livro que tinha em casa era a bíblia, que ele lia repetidamente. Lincoln cresceu e aos 22 anos mudou-se sozinho de casa e de estado. Foi para o estado de Illinois, arrumou um emprego de balconista em uma loja, mais tarde tornou-se carteiro e graças a sua inteligência e popularidade, entrou para a política e foi eleito deputado(1) de Illinois. Mais tarde ainda se tornou membro do senado(1). Começou a estudar Direito (conjunto de leis), tomou livros emprestados e se formou advogado. Lincoln era a favor da abolição (fim, extinção) da escravatura e nos discursos que fazia, costumava empregar (usar) citações bíblicas. Em 1854 foi criado o Partido Republicano dos Estados Unidos e em 1860, o partido apresentou Abraham Lincoln como candidato à presidência da república. Lincoln foi eleito e governou o país com muitos sucessos de 1861 à 1865, até ser assassinado.



Abraham Lincoln


Durante a maior parte de seu governo, Abraham Lincoln teve que lidar com a maior crise interna que os Estados Unidos já passaram, a Guerra da Secessão. A palavra “secessão” quer dizer separação ou divisão do que antes estava unido; portanto “Guerra da Secessão”, como ficou conhecida, quer dizer guerra da separação. A Guerra da Secessão foi uma briga interna que houve nos Estados Unidos onde a parte sul queria se separar da parte norte do país.

No sul do Estados Unidos da América os primeiros ocupantes que chegaram ali, encontraram clima quente e um solo propício (adequado) à plantações. Para trabalhar nestas plantações os colonos trouxeram enormes quantidades de escravos da África. No lado norte dos Estados Unidos o clima é frio e o solo rochoso, portanto difícil para o plantio de qualquer coisa. Então os colonizadores do norte tiveram que sobreviver de outra forma. Ao invés de plantar, os colonos desta região se viram forçados a procurar outro jeito de fazer renda (dinheiro) e por isso promoveram (fizeram acontecer) a manufatura (produtos feitos à mão) e o comércio (compra e venda de produtos). Deste modo, o norte do país não precisava de escravos. Com o passar dos anos, o norte do país se industrializou, ou seja, surgiram indústrias para confeccionar melhor e mais rapidamente os produtos que comercializavam (vendiam), enquanto o sul do país, manteve uma economia (modo de sobrevivência) basicamente agropecuária, ou seja, plantando e criando animais, como fazendeiros. As diferenças entre as pessoas do norte e do sul do país eram enormes e enquanto os americanos do sul eram a favor da escravidão, já que dependiam dela para que os escravos trabalhassem em suas fazendas, os americanos do norte se diziam contra e queriam extinguir a escravidão no país.

Em 1861, 11 estados do sul dos Estados Unidos declararam secessão (separação) do resto dos Estados Unidos, e criaram um novo país chamado Estados Confederados da América. Os confederados, como eram chamados os americanos que fariam parte do novo país recém-criado, invadiram um forte(2) chamado Fort Sumter no estado da Carolina do Sul e a guerra estourou.

Abraham Lincoln começou seu mandato na presidência exatamente no ano em que a Guerra da Secessão eclodiu (estourou) e mesmo com tamanha dificuldade desde o início, soube manter o país unido e acabou com a escravidão em todos os Estados Unidos da América.

Edwin Booth era um famoso ator americano por estes anos de 1860 e tinha dois irmãos, John e Junius, também atores, porém com menos talento e menos reconhecimento. Todos da família Booth eram relacionados com o teatro. Um dia, Edwin Booth esperava o trem chegar na plataforma da estação de Nova Jersey. O trem foi se aproximando lentamente e Edwin calmamente aguardava que o vagão onde deveria entrar chegasse mais perto de onde ele estava, para que finalmente entrasse no trem. As muitas pessoas que também iriam viajar, começaram a se empurrar impacientemente para entrar no trem. Nisso, Edwin viu um homem bem vestido, prensado (comprimido, esmagado) pela multidão, se desequilibrar e cair entre a plataforma e o trem em movimento.

Sem hesitar, Edwin colocou seu pé no trilho, agarrou o homem, e o puxou. Edwin salvou a vida do estranho homem que quando se recuperou do susto reconheceu o famoso Edwin Booth.

Algumas semanas depois Edwin Booth recebeu uma carta, que carregou consigo até o dia de sua morte. A carta era do governo federal e se tratava de uma carta de agradecimento a Edwin Booth, por ter salvo a vida do filho do presidente dos Estados Unidos da América, Abraham Lincoln.

Em 1865, durante uma apresentação teatral, Abraham Lincoln foi assassinado a queima-roupa por um confederado enlouquecido que entrou de sopetão (de repente) em seu camarote. O nome do assassino era John Wilkes Booth, irmão de Edwin Booth.


Notas:


1 – Senado: O congresso ou poder legistativo(que faz as leis) dos Estados Unidos têm duas câmaras, uma se chama “Senado” – composta de senadores - e a outra se chama “Câmara dos Representantes“ ou “Câmara dos Deputados”. No Senado, cada estado norte-americano é igualmente representado por dois membros, independente de sua população. Tanto os senadores quanto os deputados são todos eleitos por voto direto, ou seja, cada cidadão americano vai até as urnas escolher quem serão seus deputados e seus senadores.

2 – Forte: construção que serve para defender uma zona estratégica.

3 - Augusto Cury: é um médico, psiquiatra, psicoterapeuta e escritor de literatura psiquiátrica brasileiro, nascido em Colina em 1958. Seus livros já venderam mais de 12 milhões de exemplares somente no Brasil, e já foram publicados em mais de 50 países.


Teste seu conhecimento:


1 – Qual foi o primeiro presidente norte-americano a ser assassinado?

1. George Washington

2. John F. Kennedy

3. Abraham Lincoln


2 – Em relação à escravidão nos Estados Unidos da América, como pensava Lincoln:

1. Lincoln era totalmente à favor da escravidão;

2. Lincoln era à favor da abolição;

3. Lincoln preferia não opinar sobre o assunto uma vez que queria concorrer à presidência e queria garantir votos daqueles que eram contra e daqueles que eram à favor;


3 – De que partido político era Lincoln?

1. Democrata

2. Republicano

3. Partido Verde


4 – O que foi a guerra da Secessão?

1. Foi uma guerra civil onde o presidente lutou junto com o pessoal do sul dos Estados Unidos para defender a escravidão no país;

2. Foi uma revolução geral que houve nos Estados Unidos onde a população queria tirar o presidente do poder por ele querer acabar com a escravidão no país;

3. Foi uma guerra civil que houve nos Estados Unidos onde a parte sul queria se separar da parte norte do país por divergência de opiniões em relação à escravatura; o sul do país queria manter a escravidão dos negros e o norte queria abolir;


5 – O que é um forte?

1. Uma construção forte, como diz o nome, que serve para defender uma zona geográfica estratégica;

2. Uma construção forte construída antigamente para prender os inimigos de guerra;

3. Uma construção forte construída para que o governante local ali se escondesse com seus compatriotas para planejar ataques aos inimigos;

14 Octobre 2022 17:22 0 Rapport Incorporer Suivre l’histoire
0
La fin

A propos de l’auteur

Margot Schneider Margot Schneider é o pseudônimo adotado pela escritora brasileira, nascida em Santos. Mudou-se para São Paulo, estudou Ciências da Computação o que lhe permitiu mais tarde trabalhar como desenvolvedora de sistemas de informação na Suíça, onde mora desde o ano 2000. A escritora adora tocar piano, violão, ler, viajar, conhecer gente, conversar, aprender outras culturas, novas línguas e atualmente só usa os computadores para trocar e-mails e escrever, mais uma paixão descoberta.

Commentez quelque chose

Publier!
Il n’y a aucun commentaire pour le moment. Soyez le premier à donner votre avis!
~