arnaldo-zampieri Arnaldo Zampieri

Cheio de lágrimas e revolta, tentei me convencer de que fui amado menos do que merecia. Confabulei que a vida é difícil. Culpei os ricos, os patrões, os professores, os colegas, o governo, o sistema, a pandemia, Deus e meus pais. A culpa era de tudo e todos, menos minha.


#12 dan Récits de vie Tout public.
Histoire courte
13
5.4mille VUES
Terminé
temps de lecture
AA Partager

Reflexo

Eu tinha todas as repostas. Mas por que essa infelicidade foi incessante?


Terceirizei todas as culpas e apontei dedos para o mundo. Cheio de lágrimas e revolta, tentei me convencer de que fui amado menos do que merecia. Confabulei que a vida é difícil. Culpei os ricos, os patrões, os professores, os colegas, o governo, o sistema, a pandemia, Deus e meus pais.


A análise colocou um espelho em minha frente e com o dedo em riste, descobri que a culpa de tudo era somente minha e, ao mesmo tempo, como é difícil vencer uma batalha contra o meu próprio reflexo. Terceirizar a culpa foi um ato de defesa inconsciente , porque eu mexia com o que coloquei em prática como verdades e princípios durante uma vida. Eu sabia de tudo. Fui teimoso e orgulhoso, me mantive nessa prisão mental, quando bastaria eu aceitar que não tinha todas as respostas para ter minha liberdade novamente.


Me senti livre, mas foi dolorosa essa libertação, afinal, tive que confrontar todas as infrações que me colocaram naquela situação e me perguntar se mudar seria menos prejudicial do que ficar preso por simples teimosia ou orgulho. A resposta poderia ser óbvia, mas o evidente adora se esconder em pontos cegos, e só quando mudei o meu prisma, pude ver que a chave dessa cela estava o tempo todo comigo.


Não preciso mais ter todas as respostas, sinto orgulho ao falar isso em frente ao espelho. E a infelicidade se foi.

25 Octobre 2021 18:46 12 Rapport Incorporer Suivre l’histoire
18
La fin

A propos de l’auteur

Arnaldo Zampieri Assimétrico como a vida é o meu trabalho. Dividindo essa existência em: Composições, crônicas, contos, poesias e HQs. Você me ouve no Spotify, através do podcast Sofá das Artes

Commentez quelque chose

Publier!
Samuel A. Palmeira Samuel A. Palmeira
Esse texto é uma poderosa reflexão sobre a responsabilidade pessoal e a busca pela felicidade. Muitas vezes, é fácil culpar os outros ou as circunstâncias por nossas próprias insatisfações, mas o verdadeiro poder está em olhar para dentro de nós mesmos.
January 19, 2024, 15:30

  • Arnaldo Zampieri Arnaldo Zampieri
    Muito obrigado pelo comentário Samuel! Foi um texto difícil de escrever, mas que hoje tenho muito orgulho =) January 22, 2024, 17:24
Thalyta Girassol Thalyta Girassol
Muito bom, parabéns!
March 12, 2023, 00:08

Witoria Farias Witoria Farias
Excepcional 👏🏻👏🏻😍
December 15, 2021, 00:57

MS Marcia Santini
Bela reflexão nem sempre é fácil aceitar que de fato somos protagonistas de nossa própria história.
October 27, 2021, 01:32

~