Olá, pessoal! O tema de "Acerca da Escrita" é o jeito de criação de histórias. Segundo o que pesquisei sobre o assunto, existem dois modelos de criação de histórias: o Jardineiro e o Arquiteto.
O primeiro diz respeito ao escritor que encontra uma inspiração, uma ideia básica e começa a escrever. O moderno é intuitivo, vai escrever livremente. Na medida em que escreve vai descobrindo o que se quer contar. É claro que ele vai precisar ler bastante o que já está escrito para montar a estrutura da história. A parte original do específico para o global.
O segundo é um planejador. Pense e registre a temática da história. Desenvolva o perfil dos personagens antes mesmo de iniciar a história. Costuma fazer anotações de vários momentos da história colocando-os num esqueleto ou esquema. Só depois ele começa a escrever. Parte do global para o específico.
Qual o melhor modelo? Não sei. Você é que tem que descobrir, pois o modelo escolhido pode te ajudar a criar sua história. Vale ressaltar que todo projetado vai precisar de, em algum momento, arquiteto; do mesmo modo, todo o arquiteto vai ter que jardinar.
Entender o seu jeito de criar histórias pode te ajudar muito a não se perder por causa do bloqueio criativo, ou seja, você trabalha no meio da história, mas tem uma ideia, só não consegue passar para o papel; ou por esgotar a “matéria-prima”, ou seja, você começou a escrever, mas parou por não ter mais ideia; ou ainda, você está sempre adiando o início da sua história por simplesmente não ter ideia nenhuma.
Qual é o seu jeito de criar histórias? Diz aí nos comentários.
Merci pour la lecture!
Nous pouvons garder Inkspired gratuitement en affichant des annonces à nos visiteurs. S’il vous plaît, soutenez-nous en ajoutant ou en désactivant AdBlocker.
Après l’avoir fait, veuillez recharger le site Web pour continuer à utiliser Inkspired normalement.