arnaldo-zampieri Arnaldo Zampieri

Superstição ou crendice é um termo pejorativo para qualquer crença ou prática que é considerada irracional ou sobrenatural: por exemplo, se surgir da ignorância, um mal-entendido da ciência ou causalidade, uma crença positiva no destino ou magia, ou medo daquilo que é desconhecido. É comumente aplicado a crenças e práticas que envolvem a sorte, a profecia e certos seres espirituais, particularmente a crença de que eventos futuros podem ser preditos por eventos anteriores específicos (aparentemente) não relacionados


Histoire courte Tout public.

#conto
Histoire courte
0
6.1mille VUES
Terminé
temps de lecture
AA Partager

Sobre Superstição

O Maioral! Foi chamado assim ainda na infância e fez questão de usar mais que o próprio nome.


Era uma questão de superstição. Onde ele não pudesse usar seu apelido não teria sucesso e acredita cegamente nisso desde que pode se lembrar. Superstição ou não no time que jogava com camisas lisas ele nem fardava, só alcançava água pros companheiros, porém, no time que tinha "Maioral" estampado nas costas ele vestia a 10 com faixa de capitão.


No bairro onde mora desde que nasceu poucos sabem quem é o Cleiton, mas todos sabem qual é a casa do Maioral. Na escola sua mesa era marcada com um "Maioral" talhado na tesoura, apesar de poucas vezes frequentar as aulas. Telefones públicos, muros, portas de banheiros ou o gesso de alguém que tivesse sofrido uma fratura. O Maioral! Sentia raiva por muitos professores, não todos, insistirem em lhe chamar pelo nome de batismo.


Se considerava um artista, porque era muito bom em deixar sua marca. Aos 16 anos começou na construção civil. Obviamente deixava sua marca no cimento fresco e por muitas vezes foi repreendido por reclamações após a obra ser entregue. Por superstição, ele deixou sua marca em toda construção que trabalhou. Fosse atrás de um azulejo, dentro de uma caixa de luz, na tampa da caixa de gordura. A marca sempre estava lá. Algumas vezes foram encontradas, mas em sua grande maioria permanecem intactas. Já não era mais a visibilidade que importava, mas sim, assinar a obra.


Até que surgiu uma grande obra. O presídio da cidade. Cleiton era muito competente apesar da fama de excêntrico. Ele já imaginava as possibilidades. Deixaria apenas uma marca ou uma em cada cela? Não foi surpresa alguma ser contratado, porém o que não esperava era ser vigiado durante todo o período de construção. A cada tijolo que ele colocava os muros ficavam mais altos e a vigilância era constante. Ele não foi ao banheiro sem deixar de ser observado. Não teve uma chance, nem uma brecha. Meses de agonia onde perdeu peso, ânimo, sono e apetite. Quando chegou o dia da entrega ele se viu desesperado, aos prantos e apenas foi embora sem se despedir.


Parecia prever que ali seria o presidio que seu filho morreria assassinado 23 anos depois.

25 Février 2021 11:48 2 Rapport Incorporer Suivre l’histoire
4
La fin

A propos de l’auteur

Arnaldo Zampieri Assimétrico como a vida é o meu trabalho. Dividindo essa existência em: Composições, crônicas, contos, poesias e HQs. Você me ouve no Spotify, através do podcast Sofá das Artes

Commentez quelque chose

Publier!
Wesley Deniel Wesley Deniel
Puxa vida, parabéns ! Um conto breve, porém contundente. Superstições são e, creio eu, sempre estarão em nossas vidas. Afinal, quem quer "desafiá-las" ? Grande abraço !
February 27, 2021, 07:07

  • Arnaldo Zampieri Arnaldo Zampieri
    Muito obrigado pelo comentário! Esse é um dos temas que mais me encantam, mas tinha uma insegurança sobre escrever e publicar. Me sinto mais motivado com seu feedback! =) March 01, 2021, 12:10
~