tsrsilva Thiago Silva

Contemple o vazio; ele é transição. A transição, porém, deixa marcas. O caminhar da vida é inetivável e negar a ação do tempo apenas acelera o fim. Aprecie a jornada e deixe para trás este cemitério de árvores. Imagem da capa de autoria de Szabina Gollowitzer (https://www.behance.net/kisgollo).


Poésie Tout public.

#verso-livre
Histoire courte
3
5.6k VUES
Terminé
temps de lecture
AA Partager

Ma

Medo do corpo, medo da pele

Da dobra, da ruga, do peso

Da cabeça calva, do pelo branco.


Medo do porvir, medo do nunca mais

Do sono, do tédio, do silêncio

De esperar.


Medo da dor

Do falho

Do tempo.


Medo das cicatrizes, do reconhecimento

Da luta contra uma existência de sofrimento.


Medo dos sinais

De uma vida injusta


E absoluta.

15 Février 2021 22:36:45 9 Rapport Incorporer Suivre l’histoire
17
La fin

A propos de l’auteur

Commentez quelque chose

Publier!
Welington Pinheiro Welington Pinheiro
Que coincidência encontrar este poema! Neste exato momento vagava por esta plataforma com uma terrível sensação de vazio e ausência de perspectivas. Há um ano estou em isolamento. Resisti bem, escrevi muito e li bastante, mas com o tempo até isso vai ficando insuficiente. É um vazio imenso. Mas amanhã passa. Sempre passa. Parabéns pelo poema. Gosto desses temas transcedentais. Também tenho um poema com esse tema também.
March 17, 2021, 21:02
Aarvyk Caires Aarvyk Caires
Olá! Acho que é uma coincidência gigante eu ter lido essa sinopse sobre o "vazio", justo agora, quando acabo de ler um artigo científico sobre o "vazio" também, porém no âmbito da física e da ciência quântica. Me impressionei pelo título do capítulo logo de cara, uma vez que já conhecia o conceito de "Ma" do japonês. Até mesmo antes de fazer esse comentário eu assisti de novo o video do canal "Quadro em Branco" chamado "Hayao Miyazaki: a importância do vazio", o qual me apresentou esse silêncio contemplativo cheio de significados que as obras de Myiazaki sempre foram grandes adeptas, como A Viagem de Chihiro e o Castelo Animado, meus preferidos. É inebriante o quão belo alguns conceitos japoneses podem ser, profundos e devastadores, mesmo quando tratam do próprio vazio. Recordo-me que você citou "kodawari" para mim em um dado momento. A cultura oriental lhe parece agradar bastante, é só de saber disso já fico feliz com seu bom gosto. Sobre "Aokigahara"... Finalmente me vencestes, pois recorri ao Google para entender do que se tratava. E adivinha minha surpresa ao descobri que a floresta estava ao lado do monte Fuji? Bem, confesso que o alpinismo me encanta e um de meus sonhos é colocar o Fuji nos lugares aos quais cheguei ao topo, mas nunca havia sequer pesquisado tanto a respeito. A partir do que li sobre Aokigahara, consegui finalmente fazer uma compreensão digna de tuas poucas e intensas palavras, pois para mim, até então, o conceito de Ma era um tanto admirável de forma positiva. Agora, só consigo pensar sobre a questão do suicídio. Talvez quando paramos de contemplar este vazio (Ma) de nossas existências de forma admirável e boa, nós caímos no limbo dos suicidas em Aokigahara, onde o silêncio e a ausência de vida fazem esse "abismo" nos tragar, como diria Nietzsche. Eis que você representou isso em tão poucas palavras, mas de uma forma deveras profunda. Muitas referências são dignas de teu texto, o que só o enobrece. E eu amo interconectar os conhecimentos que detenho com o que estou lendo, pois sinto as milhares de reflexões se formando dentro de mim. Por fim, parabéns pela tua escrita! Obrigada por me apresentar tantas coisas novas com ela.
March 07, 2021, 19:49

  • Thiago Silva Thiago Silva
    Bom ter você por aqui, Aarvyk! Mais uma vez, muito obrigado pelo comentário! O conceito de Ma tem um lugar especial no meu coração. Aprendi primeiro sobre ele quando joguei Shadow of the Colossus e depois me toquei do papel do conceito nas obras do Miyazaki. Acho que foi com SofC que acabei associando Ma com a dualidade vida/morte. Mais precisamente, com nossa relação conturbada com o fim e com aa nossa busca incessante em negar esse "vazio que expande"; em negar que a vida é uma constante transição e que ela é bela exatamente por isso. A comparação com Aokigahara foi perigosa, acho. Mas acho que acabei transmitindo a ideia que queria no final das contas. Esse vídeo do Quadro em Branco sobre Ma nas obras do Miyazaki é sensacional! Uma baita aula! March 07, 2021, 22:50
Ruana Aretha Ruana Aretha
Acho incrível quando o poeta alcança o além das entrelinhas e toca o leitor , a gente lê com a entonação de cada palavra e isso é encantador, porque a gente se encontra no personagem ou em algum momento vai acabar se enquadrando , porque isso é a vida descrita. Agradecida pela leitura.
March 05, 2021, 02:44
Alvaro Torres Alvaro Torres
Parabéns!!!
February 23, 2021, 01:46
Isís Marchetti Isís Marchetti
Olá, Thiago! Tudo bem com você? Faço parte do Sistema de Verificação e venho lhe parabenizar pela Verificação da sua história. Que conto puro, lindo e real! Real por dizer sem regalias o que acontece com todos, porque infelizmente nada é o suficiente para ninguém e quem mais consegue encontrar uma maneira de se desfazer de alguém é nós mesmos de quem somos. Nada está o suficiente para si próprio, infelizmente. Bom, a coesão e a estrutura do seu texto estão ótimas. Você escolheu escrever a narrativa como um poema e ficou realmente muito encantador. Quanto à sinopse, esse é um ponto relevante, porque não tem sinopse e pode ser que algum leitor acabe não se interessando pelo texto porque não tem uma sinopse para dizer sobre a premissa do que está por vir. Quanto à gramática, seu conto está muito bem escrito! Com poucas palavras você disse aquilo que acontece com todos e em todos os lugares, foi um verdadeiro baque, mas de uma forma muito positiva. Abraços.
February 18, 2021, 13:19

  • Thiago Silva Thiago Silva
    Tudo bem por aqui Isís! :) Muito obrigado pelos comentários. Ajustei a sinopse para tentar aumentar a atratividade da história. Confesso que é um dos meus pontos fracos e preciso trabalhar nisso. Abraços e tudo de bom. February 18, 2021, 16:13
  • Isís Marchetti Isís Marchetti
    Hehe, não sei porque acha isso, ela ficou ótima! February 18, 2021, 16:32
Mario Ranzani Mario Ranzani
puxa, que lindo, pegou na veia
February 16, 2021, 13:40
~