Bonde das Categorias Suivre un blog

embaixadabr Inkspired Brasil Fez a correção, a capa é da hora e seus amigos esperam com ansiedade, e talvez preocupação, pelo momento que sua obra será lançada. Até marcou um dia: hoje. Um frio na barriga! Olha mais uma vez aquela belezura, cheio de orgulho, e se prepara para inseri-la no site e compartilhá-la com o mundo. De repente, percebe um buraco na coisa toda: falta a classificação da história. E agora? Ação? Aventura? Drama? Tudo junto? Existem várias categorias e uma narrativa não está restrita a apenas uma, o que torna comum a dúvida na hora de escolher em qual inserir seu livro. É por conta disso que este blog existe: auxiliá-lo nessa tarefa que, muitas vezes, pode ser amedrontadora. Confira o Bonde das Categorias e não fique mais inseguro na hora de lançar sua história.

#inkspired #brasil #embaixada #embaixadabrasileira #classificacao #categorias
AA Partager

Ficção científica

‘’Que a força esteja com você!‘’

Star wars


Quem não lembra dessa frase? A ficção científica de Star Wars não é somente memorável pelo seu contexto intergaláctico, mas, sim, pela sua história que incorpora muitos fatos interessantes dentro de um ambiente maior, este o universo. O gênero ficção científica utiliza de conceitos ficcionais, como o nome diz e remete a imaginação, ciência, tecnologia e sua consequência em uma determinada sociedade nos seus indivíduos, seja no ano de 2072 ou na era do carbonífero.

A filosofia e literatura por trás desses enredos é magnífica, pois trás tudo o que um escritor almeja, a própria abordagem, o único, a imaginação que pode trazer muitas possibilidades em épocas ou ambientes diferentes: viagens espaciais, viagens no tempo, universo paralelo, vida extraterrestre, mudanças climáticas, revoluções.

Este gênero ainda é abreviado por outros termos (SF, FC, sci-fi ou scifi), por mais que haja o interesse em escrever sobre esta literatura, precisamos adentrar além do âmbito figurativo, precisamos entender um pouco sobre a ciência física, biológica ou química do que vamos abordar, afinal é sobre ficção científica. Apesar da imaginação, não podemos soltar bombas nucleares nos olhos dos leitores com hipérboles que nunca poderão acontecer.

Os elementos mais utilizados nesses textos são:

- Leis da física que se contradizem, buracos negros, viagem do tempo, buraco de minhoca;

- Personagens alienígenas, robôs, androides, personagens que desafiem a evolução humana e fazem o Darwin ficar boquiaberto com ideias;

- Viagens entre nossa realidade e outras, muitos universos paralelos para que o Dr. Who se empolgue com a história;

- Tempos alternativos, o futuro pode contradizer o presente do personagem, fatos históricos podem ser inexistentes e podem existir somente na cabeça do personagem;

- Os cenários podem ser no interior do planeta, em outros planetas, no espaço;

- Tecnologias como arma laser, teletransporte, robôs com armas e ultra inteligentes;

- Nesses universos você pode criar utopias, distopias, pós-apocalipse.

- Os personagens criados podem ter habilidades paranormais, como telepatia, controle da mente, podem ser baseados em princípios científicos ou não.

Lembrem-se de que a história de vocês precisa ter esses elementos para que seja classificada como ficção científica, além de que podemos ter outras subcategorias como ficção pós-apocalíptica, ‘’O mundo o qual vocês conheciam terminou numa extrema toxicidade e apenas os com um organismo apuro conseguiram evoluir o seu organismo para poder sobreviver a esse caos na Terra’’, o mundo que deixou de existir e se tornou um após o fim; ficção adolescente ‘’Eva e Pedro eram juvenis e lutavam contra robôs, estes queriam que esquecessem a sua humanidade e que fossem servir a uma sociedade robotizada"; bom, podemos ter muitas subcategorias com abordagens diferentes, mas que giram ao entorno dos elementos acima, o importante é pensar nessas características do gênero antes de classificar sua história. A ficção o qual o escritor vislumbra o ato da imaginação, da fantasia, a inspiração de outros universos.

Então, vamos para algumas obras conhecidas do mundo de ficção científica:

O guia do mochileiro das galáxias – Douglas Adams

Esse livro é considerado um dos maiores clássicos da literatura científica, encanta muitos leitores através da sua descontração. No primeiro volume da saga do autor Douglas Adams, ele conta sobre as aventuras espaciais do inglês Arthur Dent e de seu amigo Ford Prefect, essa dupla escapa da destruição da Terra pegando carona em uma nave alienígena, graças ao conhecimento de Ford Prefect que era um alienígena disfarçado de ator desempregado. O autor te convida a embarcar em aventuras com personagens muito enigmáticos, não só te diverte, mas te faz pensar em um universo um tão diferente quando você pensa ‘qual o sentido da vida?’, mas com muito humor.

Neuromancer – William Gibson

O livro retrata no futuro e neste futuro existe a matrix. Uma espécie de alucinação coletiva digital, onde a humanidade se conecta virtualmente para saber sobre tudo. No entanto, há uma elite que navega por essa grande rede de informação e são chamados de cowboys. O Case era um deles, mas houve um dia em que tentou ser mais esperto que os seus patrões. Para a surpresa dele, os antigos patrões fritaram suas conexões com o ciberespaço, tornando-o igual a todos os outros sem qualquer benefício. Desde então ele vaga pelos subúrbios de Tóquio, com o intuito de destruir a si, mas por um acaso ele acaba sendo constatado por Molly, uma bela e perigosa mulher que assim como ele, desconfia de todos. Molly e Case acabam se envolvendo em uma missão com muito mistério e perigo.

Star Wars – O último comando – Timothy Zahn

Neste livro, como tudo em Star Wars aborda muitos tempos, essa história se passa após o resgate da tecnologia de clonagem de soldados do derrotado Império, Thrawn se prepara para o ataque definitivo à Nova República. Nesse cenário, Han Solo e Chewbacca seguem com os últimos esforços para montar uma parceria com antigos traficantes, enquanto isso Leia prestes a dar à luz a seus filhos gêmeos, tenta manter a aliança unida e Luke lidera uma missão importante para acabar com as forças remanescentes do Império.


No aguardo por novos universos por nossos queridos escritores Inkspired.


Texto por: Ruana Aretha Beckman

20 Février 2021 12:27:31 0 Rapport Incorporer 0

Commentez quelque chose

Publier!
Il n’y a aucun commentaire pour le moment. Soyez le premier à donner votre avis!
~