Desafios de escrita Suivre un blog

embaixadabr Inkspired Brasil Nós somos a Equipe de Comunidade do Programa de Embaixadores do Inkspired! Este blog servirá para postarmos os desafios que fazemos para vocês. Cada capítulo conterá o edital de um desafio organizado pela nossa equipe e, nele, estarão explicadas suas regras, datas de início e de finalização. Os desafios que já estão terminados terão “finalizado” no título, para vocês saberem quais ainda estão abertos. A ideia é mandarmos no mínimo um desafio por mês, porém podemos organizar mais. Ao fim de cada desafio, publicaremos uma lista com todas as histórias escritas. Esperamos que aprovem este projeto e que se divirtam com as fanfics produzidas por aqui!

#embaixadabrasil #portugues #desafios
AA Partager

Sobre os desafios

Boa noite, amados, tudo bom?


Percebemos que vocês têm algumas dúvidas sobre o processo de escolha dos destaques, por isso viemos trazer alguns esclarecimentos sobre os Desafios do Inkspired, assim vocês ficam por dentro de como tudo funciona.


Primeiro, vamos explicar um pouquinho sobre como eles são organizados.


1) Nós temos um time de Comunidade, que é responsável por propor, organizar e monitorar os desafios, bem como por ler, comentar e escolher as histórias em destaque.


2) Cada desafio realizado possuiu uma equipe diferente na organização:

  • Crackshipp: Alice e Camy;

  • Mae100: Nicca;

  • InkDisney: Celi e Ray;

  • AmordeFrases: Anne e Nicca;

  • TiposdePai: Nicca;

  • Fantasticoink: Nicca e Ray;

Ou seja, as histórias foram lidas por pessoas diferentes em cada desafio.


3) Além do time de Comunidade, as coordenadoras dos Embaixadores também participam do processo. Isso significa que, nos desafios, nós estamos sempre por perto para ajudar no que for preciso: Marcamos as embaixadoras nos posts, divulgamos, tiramos dúvidas, discutimos em grupo com as embaixadoras sobre as regras, lemos as histórias em que elas ficaram em dúvidas e ajudamos a ver os critérios estabelecidos no edital.


4) Como avaliamos e selecionamos as histórias:

  • As embaixadoras responsáveis pelo desafio se dividem para ler as histórias. Elas leem e, sempre que há dúvida em alguma coisa, elas mandam no grupo e nós ou a embaixadora que não estava responsável por ler aquela história vai lá e dá uma olhada para discutirmos a história.

  • A cada história lida, organizamos numa planilha os critérios que foram muito bem atendidos, razoavelmente atendidos ou não atendidos.

  • No fim do desafio, reunimos TODAS as histórias que tenham atendido os critérios. Mesmo que tenhamos dito no edital que seria um top 10 ou top 5, nós primeiro pegamos TODAS as histórias que estão dentro dos critérios.

  • Aqui, as embaixadoras agora se juntam conosco e nós debatemos todas as histórias para ver por que essa ou aquela merece estar ou não no top. Para isso, nós nos dividimos para que TODAS essas histórias sejam lidas por, pelo menos, duas pessoas. No caso do FantasticoInk, por exemplo, nós tivemos mais histórias boas do que o número estipulado no edital para o TOP. Por isso, as meninas releram as histórias que atendiam os critérios e nós fizemos a mesma coisa, para conseguirmos debater em grupo os motivos pelos quais essa ou aquela história entraria ou não. A gente só seleciona 3 porque não dá para fazer prêmios para todo mundo, infelizmente.

  • Lembrando que nossos critérios eram, em ordem de importância: Adequação ao subgênero, originalidade, desenvolvimento de personagens/ambiente e gramática.


5) Depois disso, os comentários: o embaixador que leu a história faz o comentário, mas todos os comentários são revistos por uma de nós duas antes de serem enviados. Muitos comentários são feitos por mais de uma pessoa, porque a maior parte das histórias é lida por mais de uma embaixadora e às vezes queremos acrescentar alguma observação. Nos comentários, nossa intenção é incentivar vocês e mostrar um detalhe ou outro que fez diferença na avaliação da história. Contudo, a gente sabe que tem autor que não gosta de receber críticas e que só está nos desafios para se divertir, por isso às vezes só elogiamos e apontamos uma ou outra coisa de gramática. A maioria dos autores não gostariam de receber um “por que você não entrou nos destaques”, então a gente não vai fazer algo que deixe vocês mal. O intuito dos desafios é vocês se divertirem, não o contrário. Mas para os autores que quiserem um feedback mais detalhado, a gente está SEMPRE disponível e SEMPRE acessível. Somos uma comunidade de escrita, estamos aqui para nos ajudarmos, e pensamos que não havia dúvidas quanto à disponibilidade de um feedback mais detalhado. Quem quiser esse feedback com a razão de não ter entrado no top ou algo assim, basta comentar aqui nesta publicação e deixar o título da história. Para quem não comentar, faremos o comentário como sempre.


6) Dito tudo isso, queremos apenas que vocês vejam que:

  • cada desafio é visto e avaliado por uma pessoa diferente, é supervisionado e revisto por outras pessoas nas etapas seguintes, os comentários são revistos também. Nada é feito só por uma pessoa. Sabemos que alguns nomes se repetem nos destaques, mas isso é mérito desses autores, até porque, lembrem-se, são pessoas diferentes avaliando cada desafio do site, e isso é feito justamente para evitar que as histórias fiquem sempre à mercê do mesmo avaliador, já que sabemos que muita coisa vai de gosto pessoal. Além disso, sempre temos caras novas. O número 1 do FantasticoInk, por exemplo, é um autor que a gente nem conhecia antes do desafio.

  • As embaixadoras possuem a Coordenação para supervisão, e a Coordenação possui o Staff do site para supervisão. Nós também prestamos contas do que fazemos no site, dos desafios, a gente não pode decidir nada arbitrariamente. Todo desafio que a gente lança, temos que mandar os dados pro Staff, explicar o desafio, explicar as regras, mostrar como vai funcionar, garantir que todo mundo tem a mesma chance de ganhar, depois falar dos selecionados, dos prêmios, a gente não pode fazer nada só porque “a gente quer” ou porque “gostamos desse autor”.

  • o site está aqui para vocês. A embaixada, a coordenação, a gente está aqui para falar com vocês. Se não gostaram de algo, se estão com dúvidas, se estão insatisfeitos, nos ajudem a melhorar, falem com a gente. Nós não vamos bater a porta na cara de ninguém não, gente; muito pelo contrário! É só com o feedback de vocês que podemos fazer algo melhor. Como organizadoras do desafio, a gente não participa pra valer, então a gente não sabe se tem alguma coisa que vocês querem mudar ou não, não temos a mesma visão. Por isso, a opinião de vocês é muito importante.


Este textão está aqui porque queremos ser o mais abertas possível com vocês sobre a seleção. Se tiverem sugestões, críticas ou se só quiserem compartilhar experiências para que saibamos como outros lugares fazem a votação dos desafios, nos avisem por aqui. Como devem ter percebido, o nosso próprio sistema mudou com o passar do tempo e vai continuar mudando sempre para melhor.


Esperamos ter sanado algumas de suas dúvidas. Falem com a gente nos comentários se ainda estiverem confusos a respeito de algo ou quiserem um feedback no privado sobre a sua história!


No próximo post, explicamos os critérios antigos e os atuais que usamos ;)


Alice e Camy

11 Septembre 2018 22:05:08 0 Rapport Incorporer 7
~

Sítio do Pica-Pau Amarelo (finalizado)

[EMBAIXADORES] [DESAFIO]

♥️ Desafio Sítio do Pica-Pau Amarelo ♥️

Quem teve o prazer de acompanhar o Sítio do Pica-Pau Amarelo todas as manhãs e quem leu os livros do Monteiro Lobato sabe o quanto essa série homenageia a cultura brasileira e o nosso folclore. Tínhamos a Cuca, o Saci Pererê, a Iara e tantos outros personagens que contavam um pouquinho mais da nossa história a cada episódio. 

Temos uma rica cultura enraizada em cada canto deste país maravilhoso. Lendas são sussurradas e passadas de geração para geração, vindas desde antes da chegada dos europeus. 

E aqui está o desafio: pegar elementos-chave do nosso folclore e trazê-los para uma história curta. Os participantes podem abordar as lendas da forma que desejarem, desde que elas sejam a base do texto. 

Como vai funcionar:

- Os participantes escreverão uma ou mais histórias (fanfiction ou original) que aborde alguma lenda ou mito do nosso folclore.. Fiquem ligados que só são válidos os BRs. 

- O mito ou lenda precisa estar nas notas iniciais da história.

- A história pode ter até três mil (3k) palavras, divididas em quantos capítulos o autor desejar.

- Lembrete: Só serão válidas histórias criadas especificamente para o desafio.

- O desafio é válido do dia 10/09 (hoje) até às 23:59 do dia 20/09.

- A história deverá levar consigo a tag “#pirlimpimpim”.

- Todo mundo que aderir ao desafio precisará comentar em, pelo menos, 5 (cinco) histórias.

- Teremos 1 embaixadora cuidando deste desafio.

- O prazo para deixar os comentários nas outras histórias será até o dia 25/09, às 23:59.

-Para que não haja dúvidas, a votação interna para a escolha das histórias mais surpreendentes será feita de acordo com os seguintes critérios (em ordem de importância):

1.    Respeito e desenvolvimento do tema. Histórias que não estejam de acordo com o desafio, independentemente da habilidade de escrita do autor, não entrarão nos destaques. 

2.    Originalidade na abordagem do tema.

3.    Ambientação. 

4.    Ortografia e gramática.

- O vencedor receberá os seguintes prêmios:

1.    Review de uma das embaixadoras responsáveis + Capa ou Aesthetic feita pela embaixada brasileira do Inkspired.

- A lista das histórias mais surpreendentes sairá dia 30/09.

- Pedimos aos participantes que completem a planilha com os dados da sua história e com o título daquelas nas quais comentarem. Já criamos a planilha com duas abas para facilitar o trabalho de vocês. É preciso apenas preencher a primeira página com seu nome de usuário e link; depois abrir a segunda página e acrescentar os nomes das histórias comentadas (sem o link).
Lembrando que é necessário comentar em pelo menos 5 histórias.

PARA QUE NÃO HAJA DÚVIDAS: Caso o autor não cumpra essa meta, sua história não poderá entrar na Lista de Destaques!

ATENÇÃO: Histórias mal classificadas ou sem os avisos necessários são contra as regras do site e estão sujeitas às penalidades dele. Lembrem-se de colocar suas histórias na categoria certa; fanfictions precisam estar na categoria Fanfiction. 

IMPORTANTE: Para que participem de forma oficial, não se esqueçam de clicar em “Participar Agora!”. Sem a devida inscrição, não poderemos validar sua participação no desafio. ATENÇÃO: Participantes que não validarem corretamente sua participação no Inkspired não podem entrar nos destaques. Basta clicar no botão indicado acima, com pelo menos um dia de antecedência do final do desafio.

Valide sua inscrição! 

Confira nosso edital no Facebook!

Confira nossa Planilha!


Vencedora!

1º @sweetkpopper com "Estigma

10 Septembre 2018 04:41:31 0 Rapport Incorporer 9
~

Dia dos pais (finalizado)

[EMBAIXADORES] [DESAFIO]

♥️ Desafio dia dos Pais. ♥️

Olá, seus lindos, tudo bem?
Desta vez, vamos desafiar vocês por meio de uma doce homenagem.  

Nós preparamos uma lista mais do que especial para o dia dos pais. Cada participante escolherá um dos tipos de pais representado nela formulará uma história que capture a essência do paizão escolhido.

Como vai funcionar:

- Os participantes escreverão uma história (fanfiction ou original) com um dos tipos de pais. A lista ficará à disposição.

- É preciso avisar nas notas iniciais o tipo de pai escolhido.

- Autores podem repetir os tipos de pais. Eles estão à escolha de vocês, porém, quanto mais variadas forem as histórias, melhor. De olho na planilha!

- A história pode ter até duas mil (2k) palavras, divididas em quantos capítulos o autor desejar desde que o total da história continue sendo 2k.

- Não serão permitidas histórias com cenas de sexo explícito ou implícito. Para este desafio, a classificação etária mais pesada permitida é +13.

- Lembrete: Só serão válidas histórias criadas especificamente para o desafio.

- O desafio é válido do dia 13/08 (hoje) até às 23:59 do dia 20/08.

- A história deverá levar consigo a tag “#tiposdepai”.

- Todo mundo que aderir ao desafio precisará comentar em, pelo menos, 5 (cinco) histórias.

- Teremos 01 embaixadoras cuidando deste desafio.

- O prazo para deixar os comentários nas outras histórias será até o dia 25/08, às 23:59.

- Para que não haja dúvidas, a votação interna para a escolha das histórias mais surpreendentes será feita de acordo com os seguintes critérios (em ordem de importância):
1.    Respeito e desenvolvimento do tema. Histórias que não estejam de acordo com o desafio, independentemente de quão bem-escritas estejam, não entrarão nos destaques.
2.    Originalidade na abordagem do tema.
3.    Ambientação.
4.    Ortografia e gramática.

- O vencedor receberá os seguintes prêmios:

1.    Review de uma das embaixadoras responsáveis + Capa ou Aesthetic feita pela embaixada brasileira do Inkspired.

-A lista das histórias mais surpreendentes sairá dia 28/08.

- Pedimos aos participantes que completem a planilha com os dados da sua história e com o título daquelas nas quais comentarem. Já criamos a planilha com duas abas para facilitar o trabalho de vocês. É preciso apenas preencher a primeira página com seu nome de usuário e link; depois abrir a segunda página e acrescentar os nomes das histórias comentadas (sem o link).
Lembrando que é necessário comentar em pelo menos 5 histórias.

QUE NÃO HAJA DÚVIDAS: Caso o autor não cumpra essa meta, sua história não poderá entrar na Lista de Destaques!

ATENÇÃO: Histórias mal classificadas ou sem os avisos necessários são contra as regras do site e estão sujeitas às penalidades dele.

IMPORTANTE: Para que participem de forma oficial, não se esqueçam de clicar em “Participar Agora!”. Sem a devida inscrição, não poderemos validar sua participação no desafio.

Confira nossa Planilha! 

Confira nosso post no Facebook!

Tipos de pai:

Pai quem vê cara não vê coração: Bravo, sempre de cara feia, parece meio maldoso para quem vê de fora, mas ele tem o maior coração do mundo e se derrete sempre que te vê.

Pai pavê ou pá comê: Aquele que repete sempre as mesmas brincadeiras, frases e piadas nas reuniões familiares, mas sempre consegue arrancar risos seus.

Pai Chef: Aquele que cozinha melhor do que a sua mãe e sempre dá uma de chefe nos fins de semana.

Pai Divã: Aquele que sempre está ali para ouvir os seus problemas e te ajudar, independentemente do que seja. Ajuda a pensar sobre a melhor escolha desde a faculdade, até o nome do seu filho.

Pai/mãe: Aquele que é pai e mãe ao mesmo tempo.

Pai Darth Vader: Aquele que você pensa que morreu, mas aparece na sua vida do nada e diz que é seu pai.

Pai mestre ancião: Aquele que sempre dá os melhores conselhos, mesmo que você não entenda nada do que ele disse.

Pai se eu te pego te rasgo moleque: Aquele que se ver alguém olhando para você, já fecha a cara, e, quando você arruma um namorado, ele sempre o puxa para uma conversa a sós para dizer algo como “vacila com a minha filha e eu mato você”. Você nunca vai deixar de ser o neném dele.

Pai orgulhoso: Aquele que se orgulha de você e de tudo que você faz. Ele te acha o/a melhor em tudo.

Pai Julius: Aquele que vive no trabalho e quase nunca está em casa, mas nunca deixa nada faltar para a sua família e sempre que pode passa um tempo com você.

Pai coração de pedra: Aquele autoritário que tem a mente fechada para muitas coisas, que quer ver resultados positivos na sua vida e não pega leve na hora das cobranças.

Pai rolezeiro: Vive dando rolê todos os fins de semana com você e os seus amigos, faz duelo de conhaque, piadinhas infames e no outro dia acorda super disposto rindo do tombo que você levou na frente de geral na balada.

Pai mestre dos magos: Aquele que aparece quando quer e depois some de novo.

Pai adotivo: Aquele que nem é seu pai, mas te trata como um filho. 

Pai coração mole: Aquele que não enxerga as coisas erradas que o filho faz e acha ele um anjo inocente que não faz mal nem para uma mosca.


Vencedora!

1º @sonne com "Fotografias"


15 Août 2018 00:09:48 4 Rapport Incorporer 8
~

Norte e Sul (finalizado)

✰ Desafio Norte e Sul. ✰

“A viagem é longa, dura cinco anos. Heitor já não vê sua noiva desde que deixou a Terra em busca de aventuras. Ainda assim, apesar de trancafiado naquele objeto prateado com as mesmas sete pessoas, não tem um dia, ao enxergar o breu misturado à iluminação de reflexos mortos, que se arrependa de sua escolha. O universo é fascinante…”

Olá, pessoal, tudo bem? Preparados para mais um desafio do Ink?
Desta vez, exploraremos fantasia & sci-fi.

Sci-fi é um gênero da ficção especulativa, que evita usar do sobrenatural em suas narrativas. Está ligado ao futuro, à tecnologia e à ciência.

Fantasia, por outro lado, é um gênero que narra elementos não existentes ou desconhecidos e está diretamente ligado a magia e criaturas fantásticas, como elfos, dragões, fadas, goglins, orcs, trolls...

Como esses dois assuntos são muito abrangentes, o que propomos aqui é viajar por alguns dos subgêneros ligados a eles. Nós selecionamos dez subgêneros (cinco de fantasia, cinco de sci-fi) bastante populares para vocês. O que fazer: cada participante deve escolher o tema principal e colocá-lo na tabela (link no final), ou seja, escolher entre FANTASIA e SCI-FI. Depois disso, nós sortearemos um subgênero dentro do tema escolhido para cada um dos interessados. O desafio é conseguir desenvolver uma história a partir dele.  

Fizemos um post com um resumo simples sobre cada um dos subgêneros para que vocês possam escolher com mais tranquilidade. Lembrando que os subgêneros serão SORTEADOS pela Embaixada; você pode receber qualquer um dos cinco que disponibilizamos. Há um link no final deste post que o levará aos resumos de cada subgênero. 

Como vai funcionar:

- Os participantes escreverão uma história original ou uma fanfic a partir de um dos subgêneros sorteados. 

- A história não pode passar de 10 mil palavras e deve ter apenas um capítulo.

- Só serão válidas histórias criadas especificamente para o desafio.

- O desafio é válido do dia primeiro de agosto até às 23:59 do dia 2 de setembro.

- A história deverá levar a tag #fantasticoink e também uma tag com o subgênero que for sorteado a você (#cyberpunk, por exemplo, ou #fantasiasombria).

- Todo mundo que aderir ao desafio precisará comentar em, pelo menos, 6 (seis) histórias.

- Teremos quatro embaixadoras cuidando deste desafio.

- O prazo para deixar os comentários nas outras histórias será até o dia 08/09, às 23:59.

- Para que não haja dúvidas, as histórias serão analisadas segundo estes critérios (em ordem de importância):

1. Respeito e desenvolvimento do tema. Histórias que não estejam de acordo com o desafio, independente de quão bem-escritas estejam, não entrarão nos destaques. 

2. Originalidade.

3. Ambientação. 

4. Ortografia e gramática.


É assim que será montado o Top 10 e, dentre essas histórias, nós premiaremos igualmente as três que se destacarem! Os prêmios para as 3 histórias mais surpreendentes serão:

- Destaque no Inkspired, reviews das embaixadores responsáveis pelo desafio e banner de divulgação feito pela embaixada brasileira do Inkspired.

- A lista do Top 10 sairá dia 09/09.

- Pedimos aos participantes que completem a planilha com os dados da sua história e com o título daquelas nas quais comentarem. Já criamos a planilha com duas abas para facilitar o trabalho de vocês. É preciso apenas preencher a primeira página com seu nome de usuário, gênero escolhido e link; depois abrir a segunda página e acrescentar os nomes das histórias comentadas (sem o link).
Lembrando que é necessário comentar em pelo menos 6 (seis) histórias. E QUE NÃO HAJA DÚVIDAS: caso o autor não comente não cumpra essa regra, a história dele não poderá entrar na Lista de Destaques!

ATENÇÃO: Histórias mal classificadas ou sem os avisos necessários são contra as regras do site e estão sujeitas às penalidades dele.

IMPORTANTE: Para que participem de forma oficial, não se esqueçam de clicar em “Participar Agora!”. Sem a devida inscrição, não poderemos validar sua participação no desafio. https://getinkspired.com/pt/contests/ (estará disponível em breve).

Confiram o edital no Facebook!

Confiram nossa Planilha.

Confiram os Subgêneros de Sci-fi.

Confiram os Subgêneros de Fantasia.


Vencedores!

1º @jacobino22 "Ouroboros"

2º @morikatsu "Elementais-o poder dos fracos"

3º @karimy "A verdadeira civilização"


2 Août 2018 15:18:20 5 Rapport Incorporer 25
~
En savoir plus Page de démarrage 1 2 3 4 5 6