Estarei falando sobre matéria-prima. No caso, entendida como algo já existente que pode ser transformado. Mitologia é uma boa matéria-prima para se desenvolver histórias, pois já tem um universo sistematizado, com personagens bem consistentes e histórias bem sedimentadas. Pretendo conversar sobre algumas mitologias e vou começar por uma que gosto bastante: a mitologia grega.
Ela é sem dúvida uma das mais famosa do mundo. Temos uma infinidade de livros e filmes que mostram como heroínas e heróis, deuses e deusas, semideuses e mortais se comportam nesse universo. Filmes como Percy Jackson (2010), Fúria de Titãs (2010) e Hércules (2014) são exemplos da riqueza dessas histórias antigas que são lidas e relidas, redimensionando-se no tempo à medida que ganham novas perspectivas de abordagem. Hoje, a mitologia grega não está mais atrelada à religião, o que nos dá mais liberdade de trabalha-la. Explorar histórias dentro desse universo nos traz diversidade de conhecimento e nos faz pensar o ser humano. Algumas abordagens científicas dos mitos gregos estão na mesa de estudantes de Psicologia, de História e de Filosofia, por exemplos. A humanização que se dá aos mitos é tão consistente que um ou outro acaba sendo reconhecido e identificado em nós mesmos.
A história de Narciso, a história de Édipo, a história de Zeus e seus irmãos, são exemplos dos nossos conflitos interiores e com nossos pais ou os responsáveis que nos criam ou criaram. Refletindo no que foi exposto, nós podemos pensar que muitas das histórias que contamos, fanfictions que escrevemos, revelam um pouco dos nossos conflitos internos e externos. É claro que muitas outras construções textuais de nossas histórias originais ou fanfictions são apenas construções que fazemos para dar mais dimensão à nossa história, para chamar a atenção do leitor, mas é impossível não deixarmos registrados algum aspecto de nossa personalidade. Os conflitos fazem parte do nosso crescimento, amadurecimento, e da percepção que temos de nós mesmos diante do mundo.
Caso você desenvolva alguma história baseada na mitologia grega, não deixe de me avisar. Em outra oportunidade vou falar um pouco mais sobre a mitologia grega. Até lá.
Nous pouvons garder Inkspired gratuitement en affichant des annonces à nos visiteurs. S’il vous plaît, soutenez-nous en ajoutant ou en désactivant AdBlocker.
Après l’avoir fait, veuillez recharger le site Web pour continuer à utiliser Inkspired normalement.
Commentaires de
0 Commentaires