Depois que descobrimos nosso jeito de criar histórias, percebemos que nossa história pode ser feita em três atos e, ainda, que podemos criar personagens interessantes, decidimos por um gênero narrativo. Aí... Mergulhamos profundo na nossa imaginação para criar, engajamos num ritmo acelerado. Queimamos toda a matéria-prima da nossa mente: imaginação fértil, pensamentos elevados, crenças arraigadas, conhecimentos científicos, conhecimentos de leituras, lembranças dos causos daquele tio-avô de oitenta e dois anos, nossas memórias antigas, imagens de filmes, cenas de novelas, episódios de animes, HQs e ... TUFF! Não há mais nada. Simplesmente, paramos de escrever por contrairmos um bloqueio criativo. Em alguns casos, a história flutua na mente, mas não conseguimos construir o texto; em outros casos, não sabemos mais o que escrever, é uma sensação de vazio. Então, neste capítulo vamos trocar uma ideia sobre esse famigerado fantasma que assola os escritores.
São apenas dicas de como superar o bloqueio criativo e não fórmulas prontas e infalíveis. Algumas dicas podem funcionar e outras não. Vai de cada um. Então vamos lá. Algo pode lhe ajudar. Não fique insistindo se você está diante da tela do computador ou da folha de papel e não vem nada à mente. Desligue seu aparelho ou deixe a caneta de lado e procure relaxar. Coma alguma coisa, delicie-se com sua bebida preferida, dê uma atenção especial ao seu bicho de estimação, assista alguma série do seu canal por assinatura, jogue conversa fora com os amigos, continue a leitura daquele livro esquecido na estante. O importante é se desligar do compromisso de “eu tenho que escrever alguma coisa, eu tenho que digitar algo”. Essa pausa é por tempo indeterminado, ou seja, dura alguns minutos e depois você tem um "insight" e logo recomeça a todo vapor no processo de criação de sua história. Contudo, outros escritores não vão conseguir tão rápido, talvez leve horas, dias ou até semanas. Alguns podem levar até meses! É desesperador, mas é verdade. De qualquer forma, é preciso sempre retornar ao texto e persistir na imaginação e na escrita, se não vier, repita o ciclo da pausa com uma atividade que te distraia.
Eu gosto de ouvir música, especificamente Epic Music. Aos poucos, minha imaginação retorna, “vejo” imagens e as reproduzo no Word. Enfim, crie sua válvula de escape do bloqueio. Trarei outras dicas num próximo capítulo. Agora, diz aí... Já passou por bloqueios criativos? Como foi? Como superou?
24 Mai 2021 15:18:57 2 Rapport Incorporer 0Nous pouvons garder Inkspired gratuitement en affichant des annonces à nos visiteurs. S’il vous plaît, soutenez-nous en ajoutant ou en désactivant AdBlocker.
Après l’avoir fait, veuillez recharger le site Web pour continuer à utiliser Inkspired normalement.
Commentaires de
0 Commentaires