Cuento corto
1
2.1mil VISITAS
En progreso
tiempo de lectura
AA Compartir

Coisas que todos devemos saber sobre a China

“Nunca tenha medo de tentar algo novo. Lembre-se, os amadores construíram a arca. Profissionais construíram o Titanic.“

Autor desconhecido


Por causa das olimpíadas em 2008, o mundo todo andou de olho em um país muito grande chamado China. A China fica muito longe do Brasil, no lado leste do continente chamado Ásia. O mandarin é a língua oficial da China, no entanto, existem muitas outras faladas no país.

A população da China é a maior do mundo. Possui mais de 1,40 bilhão de pessoas. E como todo mundo por lá vive meio exprimido, para conter o crescimento da população, o governo criou uma lei que diz que um casal que more em uma cidade só pode ter um filho. Para um casal que more fora da cidade, ou seja, em zona rural (zona agrícola), é permitido ter um segundo filho, desde que o primeiro seja uma menina e não um menino. Isso mostra que os Chineses preferem ter meninos à ter meninas. Por quê? Isso acontece porque na China, o costume diz, que são os filhos homens que devem cuidar de seus pais quando eles ficarem velhos. Então para que as pessoas idosas tenham assistência de seus descendentes, é preciso que tenham um filho homem.

A China aparece desde muito cedo na história das civilizações humanas. No ano 1000 a.C. (antes de Cristo) a China não era um único país ou reino, mas um lugar, constituído apenas de diferentes pequenos reinos espalhados naquela área. Um destes pequenos reinos se chamava Chin e no ano 221 a.C., todos os outros reinos foram anexados a estes reino de nome Chin. E assim começou a China. Chin Shi Huangdi foi o primeiro imperador da China, ou seja, naquela época, a China era um império, isso é, era governada por um imperador. Foi este imperador que mandou construir a maior construção já feita na Terra, a famosa Muralha da China. Recentemente descobriu-se que a Grande Muralha tem mais de 7000 Km de comprimento! Imaginem. A distância entre Santos e São Paulo é de apenas 80 Km. O fim da construção só aconteceu no século XVI, durante a disnatia(1) Ming. Milhões de pessoas trabalharam ao longo dos anos na construção da muralha. Algumas pessoas insistem dizer que a Grande Muralha é a única construção que pode ser vista da lua; mas isso não é verdade. A idéia da construção da Grande Muralha foi a de proteger a China das invazões de outros povos, principalmente dos Mongóis, que ficam no norte da China. Hoje a Muralha é a principal atração turística da China e é considerada uma das novas 7 maravilhas do mundo.

Foi ainda antes de Cristo, entre os anos 551 a.C. e 479 a.C. que viveu na China um homem muito sábio chamado Confúcio. Confúcio é como chamamos ele na nossa língua, que deriva do latim. Mas em chinês, o nome dele era Kung-Fu-Tze. Confúcio era um filósofo e foi ele quem disse as famosas frases:

O que não quer que lhe façam, não faça aos outros.”

Se queres prever o futuro, estuda o passado.”

No ano de 1912 a China deixou de ser imperialista e passou a ser uma república. Seu nome oficial então passou a ser República da China. Mais tarde, em 1949 um homem chamado Mao Tse-tung proclamou na famosa Praça Tiananmen que fica na cidade de Pequim, e é também conhecida como Praça da Paz Celestial, a República Popular da China, ou seja, a China ganhou não só um novo nome, mas também uma nova forma de governo, chamado “regime comunista”. Em Dezembro do ano de 1949 Mao Tse-tung se tornou o presidente da República Popular da China.

Mao Tse-Tung


Entre as inúmeras lendas dos chineses, existe uma muito popular acerca do dragão. O dragão é na China símbolo de nobreza e o animal que, eles acreditam, consegue chamar chuva. Acreditando nisso, é costume antigo em época de seca, das pessoas irem a templos usando a figura de um dragão, para pedir por chuvas. A dança do dragão acontecia sempre em festejos que celebravam boa colheita ou clima favorável à agricultura. Hoje a dança do dragão virou também um grande show e acontece em diferentes comemorações. A grande fantasia do dragão que fazem para esta dança, tem mais ou menos três metros de comprimento. O dragão é feito de três partes: a cabeça, o corpo e a cauda; e todas as partes são feitas de bambu ou madeira, e papel ou tecido.

As seguintes importantes invenções são todas chinesas:

Outras curiosidades da China:


Observe rigorosamente (com rigor, com atenção) as leis da China. Se alguém fizer alguma coisa errada, considerada pelos chineses uma ação séria e for descoberto, corre o risco grande de ir para a cadeira elétrica. A lei na China é pra lá de severa (inflexível, demasiadamente exigente) e a pena de morte funciona tanto, que por lá se executa mais gente do que em todos os outros países do mundo onde existe a pena de morte. E em mais de 50 países no mundo, a pena de morte ainda é aplicada.

Há um ditado curioso na China: “se tem quatro pés e não é mesa, então é comida!” Por isso, por lá se encontra com facilidade no cardápio dos restaurantes e nas casas das pessoas para comer, espetinhos de gafanhotos, escorpiões, ratos selvagens, gatos, cachorros, estrelas-do-mar e até casulos de bicho-da-seda.

Na China, as cobras correm risco de extinção. Por ano, são consumidas 10 mil toneladas de cobra na China. Há mais ainda: Os chineses também comem lagartos ressecados porque são bons para tosse e pedra nos rins. Já o sapo e a rã são símbolos de longevidade, ou seja, ajudam a esticar a vida e com boa saúde, segundo eles.

Há alguns hábitos entre a população difíceis de acreditar. Primeiro: chineses não usam desodorante. Para piorar o cheirinho, na China têm-se o costume de fazer de tudo na rua: os chineses cospem, arrotam, tiram cera do ouvido e meleca do nariz em qualquer lugar. Para isso, a principal ferramenta é a unha do dedo mindinho, a qual deixam crescer mais do que o normal só pra ajudar. Não são todos os chineses assim, claro, mas esses maus hábitos vê-se principalmente nos chineses que vêm do interior. Também se diz que a medicina tradicional do país diz que engolir a saliva faz mal à saúde. Para mudar os hábitos, pouco comuns aos olhos ocidentais, o governo chinês investiu em ampla campanha de educação e estipulou multas, por exemplo, por cuspir no chão. Então agora, quem cuspir no chão na China e for pego pela polícia, paga multa. J

Depois das refeições na China é de bom tom arrotar e quanto mais alto melhor. Não arrotar depois de comer é sinal de que a comida não estava boa.

Em feriados do ano-novo chinês o número de pessoas que viajam pela China é tão grande que superlotam os trens. De tão cheios, as pessoas não conseguem ir ao banheiro. Por isso, muitos viajantes usam fraldas para adultos! Já com as crianças é diferente. Muitos bebês chineses utilizam calças com um buraco na parte de trás. Para, quando der vontade de fazer o “número 2”, as crianças podem fazer na rua mesmo se necessário.

E então, quem é que gostaria de fazer um intercâmbio na China dividir um cômodo pequeno com mais uns três chinezinhos, almoçar em um restaurante usando fraldas ou com um buraco nas calças se for criança, tomar de entrada uma sopinha de escorpião, comer um empadão de cobra como prato principal, de sobremesa um pudim de cachorro acompanhado de uma mousse de bicho-da-seda, dar uma boa arrotada depois que terminar o almoço e sair do restaurante pisando nos “números 2” (coco), melecas e cuspes dos colegas chineses??? J ha ha ha que horror! Melhor mesmo foi quem acompanhou as olimpíadas na China por televisão!

O atual chefe de governo da China se chama Xi Jinping e ele ocupa a posição desde 15 de março de 2013. O título do cargo dele é Presidente da República Popular da China. Além da máxima posição do governo, Xi é o secretário geral do Partido Comunista da China. Detalhe: Há apenas um partido político na China, o próprio, Partido Comunista da China, com 91 milhões de membros. Antigamente a cada dois ciclos, o presidente deveria ser trocado. Mas agora, no ano de 2022, quebraram essa regra e aparentemente Xi Jinping será reconduzido ao cargo pela terceira vez. Isso não seria uma ditatura? O que você acha?


Glossário:

1 –Dinastia: é o tempo, contado em anos, de permanência de um soberano no poder que inicia-se a partir da posse e termina com a sua morte, a nova contagem reinicia-se com a posse de seu sucessor, que pode ser o filho ou fragmentar-se num conjunto de reis e imperadores que vêm de uma mesma família, que detêm direitos sobre o trono de um país. É o caso da atual família real do Reino Unido, chamada Windsor, e seus membros que têm direitos à sucessão da coroa britânica;


Teste seu conhecimento:


1 - Em que continente fica a China?

1. Na Europa;

2. Na América do Sul;

3. Na Ásia;


2 - Quem foi o primeiro imperador da China?

1. Jingtai

2. Chin Chun Chan

3. Chin Shi Huangdi


3 - Qual é a maior construção feita na China?

1. Muralha de Jericó;

2. Muralha da China;

3. Muro de Berlim;


4 – Por que construíram essa muralha enorme?

1. Para proteger a China das invazões dos japoneses, principalmente porque os chineses nunca gostaram de sushi;

2. Porque queriam os chineses se sentir superiores e ter a maior construção de todo o mundo. Queriam que até da lua, lunáticos fossem capazes de ver sua grande construção;

3. Para proteger a China das invazões de outros povos, principalmente dos Mongóis, que ficam no norte da China;


5 – Quem foi Confúcio?

1. Foi um sábio filósofo chinês nascido entre os anos 551 a.C. e 479 a.C;

2. Foi um filósofo chinês que só causou confusão na China antes de reinar Kung-Fu-Tze;

3. Foi um sábio filósofo que começou a dar aulas de artes marciais para todos os chineses que lhe encontravam e ficou conhecido por mestre Dragão;


6 - Em que ano a China deixou de ser um império e passou a ser uma república?

1. 1912;

2. 1949;

3. 2000;


7 - Quais destas opções abaixo aponta três invensões chinesas?

1. Pólvora; Guarda-chuva; Telefone;

2. Bússola; Guarda-chuva; Macarrão;

3. Ábaco oriental; Locomotiva; Dinamite;


8 – Quem transformou a República da China em República Popular da China?

1. Confúcio;

2. Mao Tse-tung;

3. Miao Miel Tung;


9 – O que você poderia encontrar em um cardápio de restaurante na China?

1. Escorpiões no espetinho; Gato na brasa; pudim de mandioca;

2. Bolinhos de Gafanhotos; Feijão com arroz; sopa de estrela do mar;

3. Farofa de Formigas; Ensopado de Cobras; Filé de Cachorro;


10 – Qual é a capital da República Popular da China?

1. É Pequim (ou Beijin);

2. É Nanquim (ou Beijamim);

3. É Hong Kong (ou King Kong);


11 – Quem é o atual chefe de governo da China?

1. Xixi Pee Im Mim;

2. Gigi Ping Pong;

3. Xi Jinping;

14 de Octubre de 2022 a las 15:18 0 Reporte Insertar Seguir historia
0
Continuará…

Conoce al autor

Margot Schneider Margot Schneider é o pseudônimo adotado pela escritora brasileira, nascida em Santos. Mudou-se para São Paulo, estudou Ciências da Computação o que lhe permitiu mais tarde trabalhar como desenvolvedora de sistemas de informação na Suíça, onde mora desde o ano 2000. A escritora adora tocar piano, violão, ler, viajar, conhecer gente, conversar, aprender outras culturas, novas línguas e atualmente só usa os computadores para trocar e-mails e escrever, mais uma paixão descoberta.

Comenta algo

Publica!
No hay comentarios aún. ¡Conviértete en el primero en decir algo!
~