Blog do Leitor Seguir blog

embaixadabr Inkspired Brasil Neste blog você encontrará um refúgio para seu lado leitor, através de conversas dinâmicas e uma amostra descomplica da relação entre leitores e escritores. Nós leitores podemos ser bem exigentes; não pensem que alguém não vai pedir muito de você, escritor. Vamos pedir bastante a sua atenção, somos importantes! Já começamos com o drama, não é?! Pois é, isso é só o início de uma longa conversa. Aqui, vocês poderão não apenas bater um papo amigo sobre o mundo da leitura, como também encontrarão dicas muito interessantes de histórias originais e fanfictions dos nossos autores do Inkspired. Venham com a gente, e aproveitem o papo!

#Blogdoleitor
AA Compartir

Abandonei a história, sou um monstro?

Olá, meus Inks! Tudo certo com vocês? Espero que sim!


Como leitores, muitas vezes nos deparamos com obras que não atendem às nossas expectativas e acabamos as abandonando. A pergunta é: isso nos torna leitores ruins? Fique comigo durante este texto, porque vamos descobrir!


Para começar, é normal esperar algo de uma obra. Quando vemos uma sinopse muito boa ou uma recomendação de cinco estrelas, normalmente criamos expectativas sem nem ao menos nos dar conta. E pode nem acontecer antes da leitura ser iniciada. Às vezes, as obras começam em um embalo incrível, mas vão perdendo a força durante o decorrer do enredo. O problema, seja qual for, atinge diferentes leitores de formas distintas. Talvez a narrativa não agrade, o enredo se torne enfadonho ou até mesmo os personagens sejam difíceis de defender.


É importante lembrar que seu gosto para leituras vai ser diferente do que o de muitas outras pessoas. Pensando nisso, abandonar um livro do qual você ouviu falar muito ou que só recebe críticas positivas não te torna um leitor ruim. Assim como quando você gosta de um livro que é criticado. Gosto é gosto, e cada um tem o seu.


Agora, em plataformas on-line como o Inkspired, o problema mais recorrente é quando se acompanha a obra de um autor e eventualmente a graça da obra vai se perdendo. Muitas vezes, pode não ser algo que tenha problema só para algumas pessoas, como erros ortográficos e gramaticais, que tiram a fluidez da leitura, ou a falta de coerência, que pode deixar os acontecimentos confusos e o leitor completamente perdido. Em casos assim, é válido se lembrar de que a maioria dos autores da plataforma não tem como pagar por serviços de revisão e leitura crítica. Isso não quer dizer que deve-se esperar pouco das obras, porque temos autores incríveis aqui e que inclusive investem muito nas suas histórias, mas é algo que deve-se ter em mente na hora de criticar ou abandonar uma leitura.


Saibam que críticas construtivas são sempre bem-vindas! Então, quando puderem contribuir como leitores, é muito importante que o façam. Mas se lembrem: ninguém é um monstro por abandonar uma obra, como escrevi antes, gosto é gosto, e cada um tem o seu.


Autores-leitores que estiverem lendo este texto podem contar com as próprias frustrações literárias de vocês para os guiar na hora da escrita. Não gostou de determinado tipo de narrativa? Não a faça. Não gosta de determinado tipo de personagem? Evite. Nem todo leitor é autor, mas é imprescindível que todo o autor seja leitor, só assim sua escrita pode evoluir e ficar cada vez melhor. Procure sempre analisar tanto os pontos positivos quanto os negativos das obras que lê, para aplicar as lições nas suas obras.


E aí, Inks? Tem algum livro que você leu que todo o mundo fala bem, mas você não aguentou chegar até o final? Eu tenho vários! E não me considero uma leitora ruim nem de longe, assim como você também não é.


Aceitem o leitor que vocês são, e até a próxima, Inks!


Texto: Juliana Carvalho/ @jscarlett

Revisão: Karimy

8 de Diciembre de 2022 a las 00:00 3 Reporte Insertar 5
~

Resenha — “E do nada surgiram palavras”

Olá, pessoal, tudo bem?


Vamos de resenha maravilhosa?


A obra que iremos comentar e recomendar, chama-se: “E do nada surgiram palavras”, da autora: Ruana Aretha.

Sinopse:

“Em meio a rotina do dia surgiram palavras, aqui estão elas, sem muito reboliço as descrevo com o pensar, esse papel digital que possibilita mundos diversos, que o dizer chegue até você e o faça sorrir”.


Ao lermos o título dessa poesia, já temos uma margem do que será abordado durante a leitura, inclusive a sinopse que reforça que o texto é baseado no cotidiano e nos afazeres da vida. As palavras surgem do nada, fazendo a autora transmitir mundos diversos para arrancar nossos sorrisos dos desfrutes de suas palavras.


Para quem gosta de poesias, aconselho que leia esta, desta pequena resenha. “E do nada surgiram palavras” ainda está em progresso, com apenas um capítulo postado, chamado “O gato”. Posso afirmar que, no primeiro capítulo, você se depara com um gatinho faceiro e com uma dona toda preocupada com seu descanso em versos totalmente engraçados e cheios de amor.

Se você tem gato em casa ou conhece como são os felinos, a frase que me fez gargalhar pela veracidade durante a leitura foi: “Minha filha, acorde porque preciso de comida”, instantaneamente olhei para meu gatinho e apontei: "Se você também falasse, seria somente isso!”.


Além do mais, a personagem transmite uma dona totalmente cansada, precisando de um sono, porém o felino sagaz só pensa na comida, fazendo a dona acordar, brigar consigo, mas quem disse que ele liga? O gato era o próprio despertador, pobre dona que queria dormir, mas o gato só queria comer sachê!


Leia e divirta-se!


Texto: Janaína/@Dunew

Revisão: Karimy


24 de Noviembre de 2022 a las 00:00 2 Reporte Insertar 4
~

Dicas para se concentrar durante a leitura

Olá, leitor! Como vamos hoje? Espero que bem.


Você se distrai fácil? Até um mosquito voando pode roubar sua atenção às vezes? Talvez se concentrar na leitura seja um pouco trabalhoso para algumas pessoas e, se você se encaixa nesse grupo de pessoas, vou tentar te ajudar.


Não existe uma fórmula secreta para isso, a questão é achar o que te atrapalha e deixar de lado enquanto lê. Que tal você deixar o celular de lado? Ou, caso precise dele para a leitura, ligar o modo “foco”, uma função em que o aparelho bloqueia por um tempo as notificações e funcionalidades de aplicativos escolhidos por você. Colocar fones de ouvido e ouvir uma música relaxante costuma ajudar, mas nesse caso é necessário um teste, pois a música pode acabar te desconcentrando também.


Outra maneira de ajudar a concluir sua leitura é separar um tempo para isso, se organizar com suas tarefas diárias e achar um momento adequado para se sentar e ler, isso é fundamental para qualquer atividade, além de você se dar melhor com seus afazeres. A organização pode até mesmo te tirar da procrastinação, o inimigo do ser humano e melhor amigo da preguiça!


  • O ambiente onde você costuma ler também influencia na sua leitura, então procure por locais calmos, menos agitados, boa iluminação para não cansar os olhos. Eu particularmente costumo ler antes de dormir, o momento em que me sinto relaxada para uma boa leitura; achar esse momento adequado é muito pessoal e relativo, basta você mesmo encontrá-lo.
  • Colocar um limite de páginas é um bom método, alcançar metas pode ser mais divertido do que parece. Apenas não exagere, tudo tem seu limite, evite efeitos contrários do que deseja.

Espero que faça bom proveito dessas dicas e até a próxima.


Texto: Carol Leto

Revisão: Karimy

10 de Noviembre de 2022 a las 00:00 2 Reporte Insertar 4
~

Resenha — “O cascudinho e o Beta”

Olá, pessoal, tudo bem?

Neste texto você vai encontrar uma resenha bem reflexiva, então vamos lá conhecê-la!?

A obra que iremos comentar e recomendar chama-se: “O cascudinho e o Beta”, do autor Max Rocha. O tempo de leitura da história é 2min 33s, com apenas um capítulo para ler.

Sinopse:

O peixinho cascudinho se achava feio e inútil. Vivia admirando o lindo peixe beta. Até que um dia


A história é ambientada no aquarismo, então, para quem conhece um pouco sobre os dois peixes que estão no título, Cascudinho e o Beta, pode ter uma pequena noção de como eles se comportam em um aquário.


A sinopse da história é bem convidativa, pois pode-se ler ainda nela que o Cascudinho se acha feio e inútil, mas vivia admirando o outro peixe, e isso acaba instigando o leitor para ver o desfecho final do texto.


A história é recheada de informações importantes, seja sobre outros peixinhos e suas cores, assim como o aquário em si, tudo bem descrito. A escrita do autor é muito boa e o enredo é bem escrito, com estruturas bem relevantes como o todo.


A narração está em terceira pessoa e nos envolve com rapidez, porque transmite com exatidão os sentimentos do pequeno personagem, que se rebaixa perante ao peixe Beta enquanto vive rodeado de porquês, por ser o que era e por outro peixe viver como tal.


O texto é classificado para todos os públicos, na categoria Infantil, o tema principal retrata sobre valores e principalmente a humildade.


Algumas pessoas têm mania de achar que as coisas do vizinho são melhores do que as suas, esquecem de si e se autosabotam ao se compararem com o outro, deixando para trás o seu verdadeiro valor, e a narração é voltada para isso. E outro ponto que o autor deixa em uma nota, após o término de sua história, é sobre a moral do enredo, que fala da vida real, como a falta de empatia com o próximo, então é de suma importância levarmos isso para nossas vidas.


O texto é todo maravilhoso e super-recomendo a ler: O Cascudinho e o Beta, pois só saberá como Cascudinho aprendeu sobre o seu real valor lendo e desfrutando de um enredo bastante reflexivo e que faz parte do nosso cotidiano, mesmo o enredo retratando peixes e aquários.


Por hoje terminamos aqui, espero que tenha gostado da resenha e também da história, assim como gostamos dela.


Um abraço virtual a ti e até o próximo capítulo.

Texto: Janaína - @Dunew

Revisão: Karimy


27 de Octubre de 2022 a las 00:00 2 Reporte Insertar 4
~
Leer más Página de inicio 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10