diana-carvalho1560182401 Diana Carvalho

Tudo escrito aqui são lembranças, e como toda boa lembrança, não é confiável. O que é fato e o que é imaginação não se distingue na narrativa. É mera ficção.


Memoir & Life Stories All public.

#memórias #casa #criança #lembrança #rio-de-janeiro #laranjeiras
0
4.1k VIEWS
In progress - New chapter Every Monday
reading time
AA Share

A Casa amarela

Tudo escrito aqui são lembranças, e como toda boa lembrança, não é confiável. O que é fato e o que é imaginação não se distingue na narrativa. É mera ficção.


Era uma casa amarela de janelas azuis. Ficava quase no topo de uma ladeira que subia um morro no Cosme Velho. O Bairro na época ainda era como o que Santa Teresa é pros dias de hoje, um bairro de passeio, turismo, meio residencial. Da casa se ouvia os últimos suspiros do Império. A Bica da rainha, o Largo de São Francisco, Aquela casa dos abacaxis já completamente pretos e das paredes descascadas. Casas que tinham toda uma pose de que um dia sediaram muitas festas de gala, agora decadentes. Eu diria que é um bairro que demorou a se modernizar, se renovar, e passou a minha infância definhando. Talvez por falta de dinheiro, famílias falindo. Ainda não fazia parte do meu mundo, mas foi uma época de crise no Brasil.


Não subo essa ladeira tem uns oito anos. Já não sei dizer se é tão longa quanto o que eu me lembro. Lembro da primeira bifurcação, de lá saiam duas ruas sem saídas onde eu me lembro de jogar futebol com o Biel – meu irmão – e os meninos da Rua. Ah sim, eu sou menina mas nesse capítulo isso não é muito relevante, fui criada como criança mesmo.


A partir daí, é uma subida enorme, cheia de curvas apertadas e calçadas mal projetadas. Toda de paralelepípedos. E lá no topo, uma última curva em U que alojava a grandiosa Casa Amarela. A encosta entre as duas hastes do U era ainda bem íngreme e o terreno da Casa ia de um lado ao outro, com entrada por cima e por baixo. Ficava bem ao lado de uma escadaria que também ia de cima a baixo, e separava nossa casa da casa do Tom.

June 18, 2019, 12:01 a.m. 0 Report Embed Follow story
0
To be continued... New chapter Every Monday.

Meet the author

Comment something

Post!
No comments yet. Be the first to say something!
~

Related stories