horadosclassicos Hora dos

Terceiro livro da trilogia de José de Alencar, narra a história do caçador Jaguarê e a índia tocantim de nome Araci, filha do chefe da tribo.


Classics All public.

#classicos #literatura #Ubirajara #Jose-de-Alencar #brazil
5
6.2k VIEWS
Completed
reading time
AA Share

UBIRAJARA

UBIRAJARA

JOSÉ DE ALENCAR


“Todos cantam sua terra/ Também vou cantar a minha”


UBIRAJARA


ADVERTÊNCIA


O CAÇADOR


O GUERREIRO A NOIVA


A HOSPITALIDADE SERVO DO AMOR


O COMBATE NUPCIAL A GUERRA


A BATALHA


UNIÃO DOS ARCOS


Ubirajara Senhor da lança, de Ubira - vara, e jara - senhor; aportuguesando sentido, vem a ser lanceiro. Com este nome existia ao tempo do descobrimento, nas cabeceiras do rio São Francisco, uma nação de que fala Gabriel Soares - Roteiro do Brasil, cap. 182.

“A peleja dos Ubirajaras, diz esse escritor, é a mais notável do mundo, como fica dito, porque a fazem com uns paus tostados muito agudos, de comprimento de três palmos, pouco mais ou menos cada um, e tão agudos de ambas as pontas, com os quais atiram a seus contrários como com punhais, e são tão certos com eles que não erram tiro, com o que tem grande chegada; e desta maneira matam também a caça que se lhe espera, o tiro não lhe escapa; os quais com estas armas se defendem de seus contrários tão valorosamente como seus vizinhos com arcos e flechas, etc.”

Desta arma e da destreza com que a manejavam proveio o nome de bilreiros que lhes deram os sertanistas, significando assim que tangiam suas lanças com a agilidade e sutileza igual à da rendeira ao trocar os bilros.


June 18, 2018, 10:51 a.m. 0 Report Embed Follow story
1
Read next chapter ADVERTÊNCIA

Comment something

Post!
No comments yet. Be the first to say something!
~

Are you enjoying the reading?

Hey! There are still 10 chapters left on this story.
To continue reading, please sign up or log in. For free!