Tecendo Histórias Follow story

embaixada-brasileira Inkspired Brasil

Era uma vez... mas nem toda história começa assim. Lá estava ele: o computador, aberto no tear de vidas. E a personagem. Estava tudo certo, mas, então, ela viu o autor. Curiosa, seu dedo quase o alcançou, e a roda do tear girou. Foi assim que as coisas se tornaram tênues: um toque e tudo daria errado, outro diferente e daria muito certo! A Bela Adormecida representa a fragilidade dos elementos construtivos da história. Uma história não vem pronta, ela é construída com enredo, sinopse, capítulos... O tear representa essa construção, enquanto que a agulha é o perigo de tudo desandar com sua Bela Adormecida. Nós queremos, neste blog, mostrar a vocês dicas para que consigam tear histórias cada vez mais harmônicas.


Non-fiction All public.

#narrativa #embaixadaBrasil #conteudo #tecendo-historias #construçao-de-historia #sinopse
27
6030 VIEWS
In progress - New chapter Every 15 days
reading time
AA Share

Sinopse


A sinopse é a apresentação da sua história. Ela é o primeiro contato que o leitor tem com a sua obra, por isso é uma das ferramentas de divulgação mais importantes que um autor pode ter. Existem diversas maneiras diferentes de elaborar uma sinopse. Neste texto, planejamos dar-lhe algumas dicas sobre como produzir uma de qualidade.

Se você prestar atenção ao seu redor, perceberá que filmes possuem sinopse, assim como livros, seriados, jogos, monografias, teses de doutorado, artigos... É ela que nos convence a ler um livro ou a ver um filme; isso não é diferente na hora de escolher uma história aqui no site.

Ao elaborar a sua sinopse, atenha-se a essas dicas básicas:


-> Não desmereça o seu texto escrevendo qualquer coisa que lhe vier à cabeça e que esteja fora do tema central da narrativa. Concentre-se em apresentar sua história da forma que ela merece: com muita criatividade.


-> Nunca engane o leitor prometendo coisas que não vão acontecer na sua história.


-> Não escreva uma sinopse muito longa, pois o leitor precisa de algo que chame sua atenção de forma rápida. Uma dica para quem ainda se sente inseguro é tentar mantê-la com menos de nove linhas; a grande maioria das histórias não precisa de mais do que isso.


-> Não coloque fichas de personagens na sinopse, mas, caso queira usá-la para apresentar alguém, uma opção é falar um pouco sobre o personagem. Numa história em que o protagonista acredita em signos, por exemplo, uma sinopse interessante pode ser a seguinte:

“O mundo já não era mais o mesmo. Raíssa, taurina, normalmente acordava de bom humor. Naquela terça-feira, porém, ao descobrir que seu restaurante favorito fora fechado, ela podia matar quem aparecesse em sua frente com um sorriso.”

— Exemplo hipotético.


-> Evite erotismo exagerado e palavrões.


-> Para fazer a sinopse, você precisa pelo menos estar com o roteiro de sua história pronto. Também é importante já ter o gênero principal definido, para avisar aos leitores se ela será romance, drama, ação ou terror. Sempre saiba quais personagens vão fazer parte da narrativa, seus conflitos, obstáculos, quem será o antagonista ou o protagonista; isso o ajudará a criar uma sinopse condizente com o que planeja escrever.


-> Se a sua história for focada em um tema específico, como crime ou dança, você pode elaborar a sinopse a partir disso, como no exemplo:

“A dança é composta por vários elementos. Você tem a coreografia, o tempo, a música, o dançarino, a técnica... várias partes que tentam se somar para produzir um único resultado que tende à excelência. Contudo, entre uma nota e outra tocada pelo pianista, entre os saltos de um bailarino, entre as pausas da melodia, há muito mais do que a ignorante plateia pode imaginar. Somente quem está atrás das cortinas fechadas é que sabe como a realidade fora do palco pode ser cruel."

Não pare a música, Alice Alamo


-> Em hipótese alguma revele todos os eventos que acontecerão na história; se fizer isso, o leitor pode perder o interesse na leitura, como no exemplo a seguir:

“Trunks traiu Marron, que descobriu e pediu o divórcio. Ele a reconquistou e pediu perdão. Depois de um tempo, ela engravidou e na mesma época apareceu a ex- amante do rapaz. Após brigas e desentendimentos, os dois se separaram, porque Trunks descobriu que o filho era de outro.”

— Exemplo hipotético


-> Suspense e mistério na hora de redigir a sinopse são sempre bem-vindos, pois atiçam a curiosidade do leitor. Faça questionamentos também a respeito do personagem principal ou da situação que ele está vivendo, como no exemplo:

“June é capturada pelos espectros e levada para o submundo. Sem opção, ela faz um acordo com Hades em troca do que mais deseja, e isso mudará para sempre sua vida. Que acordo será esse? Quais serão as suas consequências? Será que existirá tempo para arrependimentos?”

O acordo!, Megawinsone


-> Colocar “Leia e descubra” nunca é uma boa alternativa, pois parece que nem você consegue dizer ao leitor o que há de bom na sua história.


-> Trechos de música ou poemas são bacanas para quem não sabe o que colocar, apesar de não serem ideais. Algumas pessoas podem ler por adorar a música, outros podem passar reto por não a conhecer.


-> Em alguns casos, colocar um trecho interessante da própria história dá uma sinopse muito boa. É uma forma de dar um “gostinho” ao leitor, porém tome cuidado para não revelar demais ou colocar um trecho longo que a deixe maçante.


-> Quando o título da história for uma palavra incomum, às vezes a definição dela pode ser a sinopse. O autor pode inseri-la num texto curto ou pegá-la do dicionário.


-> Muitos gostam de usar “Ele é assim”, “Ela é assado” na hora de escrever a sinopse. Esta é uma tática um tanto batida, entretanto, se a sua história for uma releitura de algum clichê, ela pode ser uma alternativa, visto que faz sentido junto ao tema escolhido.


Esperamos que essas dicas ajudem e facilitem a produção das suas sinopses. Lembrem-se de sempre revisá-las com cuidado, pois as pessoas tendem a não ler histórias com muitos erros gramaticais logo de cara. Estamos à disposição para responder quaisquer dúvidas que tenham nos comentários!



Texto: Megawinsone e Camy

Revisão: Kaline Bogard e Anne Liberton

May 9, 2018, 1:30 a.m. 2 Report Embed 9
Read next chapter Brainstorming para a construção do título

Comment something

Post!
Jenniffer Samara Jenniffer Samara
Muito bom, obrigada pelas dicas.
Aug. 31, 2018, 6:22 p.m.
Mandy Assis Mandy Assis
Espero fazer uma sinopse de qualidade agora, 😍
May 8, 2018, 9:01 p.m.
~

Are you enjoying the reading?

Hey! There are still 10 chapters left on this story.
To continue reading, please sign up or log in. For free!