21
20.0k VIEWS
In progress - New chapter Every week
reading time
AA Share

Dajbog

O mito de Dajbog é um dos mais interessantes da mitologia eslava, pois envolve o deus do sol, da fertilidade e da riqueza, que também é considerado um herói cultural e ancestral dos eslavos. Dajbog é um dos filhos de Svarog, o deus supremo do céu e do fogo, que criou o mundo e os outros deuses. Dajbog significa "deus que dá" ou "deus doador", pois ele é o responsável por trazer a luz, o calor e a abundância para a terra.


Ele é mencionado na Crônica dos Tempos Passados, uma história da antiga Rus' de Kiev, como um dos sete deuses cujas estátuas o príncipe Vladimir, o Grande, ergueu em frente ao seu palácio em Kiev em 980, quando ele chegou ao trono. O nome também é mencionado no Códice Hipaciano, bem como no épico medieval eslavo oriental O Conto da Campanha de Igor.


Segundo o Códice Hipaciano, Dajbog é o sucessor de seu pai Svarog no governo do mundo. Ele é chamado de "czar do sol, filho de Svarog". Ele viaja pelo céu em uma carruagem puxada por cavalos brancos, lançando raios de sol sobre a terra. Ele também tem um arco e flechas de fogo, que ele usa para combater as forças das trevas. Ele é o protetor dos viajantes, dos guerreiros e dos governantes.


Dajbog tem duas irmãs ou esposas, chamadas Zorya. Elas são as deusas das estrelas da manhã e da noite, respectivamente. As Zorya servem ao deus sol Dajbog, que em alguns mitos é descrito como seu pai. Zorya Utrennyaya, a Estrela da Manhã, abre as portas de seu palácio todas as manhãs para a partida da carruagem do sol. Ao anoitecer, Zorya Vechernyaya - Estrela da Noite - fecha os portões do palácio mais uma vez após seu retorno.


As Zorya também têm a função de vigiar o cão monstruoso Simargl, que está acorrentado à estrela polar. Simargl tenta devorar a árvore do mundo, que sustenta toda a criação. Se ele conseguir se libertar, o mundo acabará. Por isso, as Zorya devem alimentar Simargl com carne para mantê-lo calmo e impedir que ele morda sua corrente.


Dajbog também é associado ao culto dos antepassados, pois ele é considerado o pai dos eslavos. Segundo uma lenda, ele desceu à terra em forma humana e se casou com uma princesa eslava. Dessa união nasceram os primeiros eslavos, que herdaram sua sabedoria, coragem e generosidade. Dajbog também ensinou aos eslavos a arte da agricultura, da escrita e da magia.


Dajbog é um deus benevolente e bondoso, que ama seu povo e lhe concede muitas bênçãos. Ele é invocado para pedir prosperidade, saúde e felicidade. Ele também é reverenciado como um protetor contra o mal e um guia para a vida após a morte. É representado como um homem jovem e belo, com cabelos loiros e olhos azuis, vestindo roupas brilhantes e adornado com jóias. Ele carrega um cetro ou um bastão mágico, símbolo de seu poder e autoridade.

July 8, 2023, 10:36 p.m. 8 Report Embed Follow story
15
Read next chapter Chernobog: O Deus Negro da Mitologia Eslava

Comment something

Post!
Serena Valois Serena Valois
É incrível como pode-se perceber similaridades entre as mitologias e como cada uma é maravilhosa a sua maneira, carregando consigo a cultura de um povo. Meu único problema é nem sequer imaginar como se pronuncia esses nomes kkkkk
January 02, 2024, 16:41
Pagi Allebasi Pagi Allebasi
Muito interessante!
November 07, 2023, 23:44
Norberto Silva Norberto Silva
Nossa, curti demais... adoro usar outras mitologias, além das que a gente vê todo mundo usando por aí. Valeu mesmo, vou guardar direitimnho aqui para futuras referências, Parabéns!!
July 10, 2023, 01:45

  • Lira Pavlova Lira Pavlova
    Muito obrigada, querido Norberto! É sempre um prazer tê-lo aqui. Abraços 🙏 July 10, 2023, 01:58
Wesley Deniel Wesley Deniel
É sempre um privilégio lê-la, querida amiga. Amo mitologias. É um deleite para mim aprender sobre outras culturas. Uma pessoa deve aprender ao menos uma nova coisa por dia. Hoje, aprendi mais sobre a mitologia eslava (que me fez lembrar muito a nórdica tradicional). Imagino que sejam bem próximas... Sigo acompanhando-a. Fique com Deus. Espero que esteja bem. 😊
July 09, 2023, 08:41

  • Lira Pavlova Lira Pavlova
    Obrigada, querido amigo 🙏 É sempre bom vê-lo por aqui. Abraços! July 10, 2023, 15:20
Luiz Carlo's Luiz Carlo's
Dajbog não é só um mas um grande lendário.. Muito bom 😉
July 08, 2023, 22:51

~

Are you enjoying the reading?

Hey! There are still 17 chapters left on this story.
To continue reading, please sign up or log in. For free!