A Universidade Saint Louis foi fundada no ano de 1743 por Louis George Maunsell, o quinto filho do Marquês de Winchester que, a fim de estender sua influência pelas treze colônias, ordenou que os filhos consolidassem o sobrenome nas terras estrangeiras. Foi em 1732 que Louis aportou em terras americanas e, com apenas vinte anos, se esforçou para cumprir com a vontade do pai; o projeto demorou pouco mais de dez anos para ser finalizado, mas seus esforços foram rapidamente recompensados, pois todos invejaram a educação elitista proposta e o currículo composto pelos melhores professores, vindos de diversas partes do mundo.
Grande parte desse sucesso se remete ao fundador; diferente dos outros nobres que aparentavam sempre arrogância e prepotência, Louis era um rapaz peculiar que, apesar de igualmente extravagante, cativava a população com uma conflitante humildade; era comum que encontrasse o jovem nobre em asilos e orfanatos, doando seu tempo — e ouro — para pobres e enfermos. E ao mesmo tempo que possuía uma personalidade carismática e sorridente, conseguia ser igualmente sério e dominante..., uma aura verdadeiramente majestosa.
O nome “Saint Louis” foi escolhido pelo próprio Louis Maunsell que, àquela altura, tentava se desvencilhar da sombra do Marquês que permanecia em solo britânico. Graças às ações solidárias e conexões poderosas adquiridas durante uma década de estadia, sua influência se expandiu ao ponto de desbancar outras universidades, tornando Saint Louis a maior Instituição do estado de Nova Iorque e, posteriormente, de todas as demais colônias.
Foi somente décadas mais tarde, após a Revolução Americana, que Louis adquiriu verdadeiramente sua emancipação. Aos sessenta e cinco anos, firmou definitivamente as raízes nas terras enfim independentes com a esposa e os filhos, mantendo o sobrenome Maunsell vivo na antiga colônia. Essa liberdade, ao contrário do que se imaginava — devido ao cenário instável pintado pelos nobres da Grã-Bretanha — favoreceu ainda mais a universidade que acumulou, durante décadas, prêmios e uma ótima reputação.
A morte de Louis Maunsell foi uma perda imensurável para a sociedade da época e sua família. Mas, felizmente, os ideais passados por ele se tornaram herança das gerações seguintes que, mesmo atualmente, seguem firmes em tais princípios.
Inevitavelmente, a Universidade Saint Louis se tornou a mais prestigiada instituição do mundo. Famosa pela história majestosa e seu ensino de excelência, conta agora, séculos mais tarde, com mais de vinte mil pessoas em suas dependências — número que engloba alunos e funcionários — e um campus de aproximadamente 200km².
O livro de normas permanece inalterado desde a sua fundação.
Dentre as milhares de regras, destaca-se três:
A primeira delas é: “Seja cordial e nobre”.
Em segundo: “Alunos que engajarem em atividades potencialmente perigosas à honra da Instituição devem ser submetidos a julgamento pelo Comitê”.
E por último, igualmente importante:
“Alunos vindos de outras instituições superiores jamais serão permitidos”.
Thank you for reading!
We can keep Inkspired for free by displaying Ads to our visitors. Please, support us by whitelisting or deactivating the AdBlocker.
After doing it, please reload the website to continue using Inkspired normally.