Olá, pessoal! O tema de "Acerca da Escrita" é o jeito de criação de histórias. Segundo o que pesquisei sobre o assunto, existem dois modelos de criação de histórias: o Jardineiro e o Arquiteto.
O primeiro diz respeito ao escritor que encontra uma inspiração, uma ideia básica e começa a escrever. O jardineiro é intuitivo, vai escrevendo livremente. Na medida em que escreve vai descobrindo o que se quer contar. É claro que ele vai precisar reler bastante o que já estiver escrito para ir montando a estrutura da história. O jardineiro parte do específico para o global.
O segundo é um planejador. Pensa e registra a temática da história. Desenvolve o perfil das personagens antes mesmo de iniciar a história. Costuma fazer anotações de vários momentos da história colocando-os num esqueleto ou esquema. Só depois ele começa a escrever. Parte do global para o específico.
Qual o melhor modelo? Não sei. Você é que tem que descobrir, pois o modelo escolhido pode te ajudar a criar sua história. Vale ressaltar que todo jardineiro vai precisar de, em algum momento, arquitetar; do mesmo modo, todo o arquiteto vai ter que jardinar.
Entender o seu jeito de criar histórias pode te ajudar muito a não se perder por causa do bloqueio criativo, ou seja, você trava no meio da história, mas tem a ideia, só não consegue passar para o papel; ou por esgotar a “matéria-prima”, ou seja, você começou a escrever, mas parou por não ter mais ideia; ou ainda, você está sempre adiando o início da sua história por simplesmente não ter ideia nenhuma.
Qual o seu jeito de criar histórias? Diz aí nos comentários.
Thank you for reading!
We can keep Inkspired for free by displaying Ads to our visitors. Please, support us by whitelisting or deactivating the AdBlocker.
After doing it, please reload the website to continue using Inkspired normally.