S
Sueli Salles


Na madrugada, uma galinha cheia de verdades resolve discutir com uma tartaruga marinha. Nesta fábula, um bicho da terra e outro do mar convidam o leitor para refletir sobre a vida e sobre a maternidade.


Short Story All public.

#suelidebrittosalles #suelisalles #agalinhaeatartaruga
Short tale
1
3.1k VIEWS
Completed
reading time
AA Share

A galinha e a tartaruga

Naquele dia, ainda não tinha amanhecido quando a galinha resolveu levar seus filhotes para ciscar um pouco fora do galinheiro. Como ela vivesse perto da praia, estava lá, apreciando o mar, rodeada pelos cinco pintinhos, quando avistou uma imensa tartaruga. Era uma fêmea que, depois de desovar e encobrir os ovos na areia, preparava-se para voltar ao oceano.

Indignada, a galinha dirigiu-se à gigante de casca dura:

- Muito bonito, hein! Vai abandonar seus filhotes? Que tipo de mãe é você?

Sua voz, um pouco trêmula, fez os pintinhos se alojarem logo sob suas asas, afinal sabiam que ela estava brava. A tartaruga, sem mexer uma ruga do rosto, respondeu:

- Sou a mãe de que eles precisam. Nem mais, nem menos.

- Mas como pode dizer isso? – continuou a penosa, cacarejando sem parar. – Não percebe que os ovos precisam ser protegidos?

Antes mesmo que acabasse de falar, a galinha viu uma cobra sair da mata e, em movimentos rápidos, desenterrar um ovo e devorá-lo inteirinho.

- Olhe só! Você virou as costas e perdeu um filho! Isso é um absurdo!

A tartaruga, porém, mais preocupada em escapar do sol que começava a nascer, continuava andando sem se importar com a barulheira da gorduchinha de penas brancas, que continuou:

- E depois, quando os bebês chegarem? Quem vai ajudá-los a dar os primeiros passos? A conseguir os primeiros alimentos? Eles vão morrer, sua desnaturada!

Enquanto esse monólogo se desenrolava, uma águia aproveitou o descuido da cobra e a fisgou para o almoço. Os pintinhos, assustados, sumiram entre as penas da asa da mãe.

- Ouça o que estou falando! Toda mãe precisa amparar sua cria, é uma lei natural! Veja os meus filhos, estão crescendo fortes, gordinhos, protegidos no galinheiro, com ração de qualidade, longe das raposas e de outros predadores. Além do mais, arranjo uma tremenda briga com quem se meter com eles.

E como nada adiantasse, a galinha apelou para a ofensa pessoal:

- Pare agora, sua cascuda jurássica!

A tartaruga, então, parou. Dobrou o longo pescoço na direção da família de galináceos e, com certa tristeza, respondeu:

- Em partes, invejo a senhora, dona galinha, pelo tempo maravilhoso que passará com sua cria.

- Ah, agora está concordando comigo, não é? – retrucou a ave, toda metida.

A outra mãe deu um suspiro e continuou sua triste reflexão:

- A vida é cruel. Nascer é um risco, que nós, bichos, não temos como controlar, pois procriamos por instinto... Infelizmente, sei que poucos dos meus filhotes sobreviverão aos desafios da natureza. Porém, para estes a vida será longa e livre! Poderão explorar terra e água, conhecerão os oceanos e seguirão o caminho que escolherem. E os seus filhotes? Vão ciscar a vida toda embaixo das suas asas?

A galinha ainda tentou retrucar:

- Pelo menos comigo estarão protegidos!

- Oras, para que tanta arrogância? Eles crescerão por alguns meses, receberão proteção pelo tempo necessário para a carne ganhar peso e suculência. Depois, todos terminarão numa panela, sem que a senhora possa fazer nada.

E assim a tartaruga deu por encerrada aquela conversa. Caminhou até o mar e sumiu.

MORAL DA HISTÓRIA: Só pode dar o mundo aos filhos quem primeiro deu os filhos ao mundo.

Dec. 29, 2020, 10:46 a.m. 1 Report Embed Follow story
3
The End

Meet the author

Sueli Salles Escrevo desde a adolescência, mas esta é minha primeira experiência em publicação pela internet. Sou professora e gosto de escrever contos sobre a difícil arte de conviver.

Comment something

Post!
Clau Terra Clau Terra
Su, que texto profundo! Um dilema cultural, eu diria... Parabéns pela organização e sentido para as letrinhas e... uma excelente virada com muita saúde e inspiração para os próximos textos que já aqui espero ;)
December 29, 2020, 15:10
~