Tudo sobre Simplesmente Tita Follow blog

sweet-mary Maria Alice Este blog será voltado a todos os fãs e simpatizantes da série de histórias chamada Simplesmente Tita. Curiosidades, personagens, trilha sonora. Um espaço voltado para os leitores poderem conhecer melhor Tita e seus amigos.
Non Verified story

#curiosidades #simplesmente-tita #escritora-mary #trilha-sonora #personagens
Tudo sobre Simplesmente Tita
1
3956 VIEWS
AA Share

Triste

Sabe quando você passa anos da sua vida insistindo num sonho e então se dá conta de que foi tudo em vão?

Eu deveria estar preparada para esse tipo de merda, afinal, em outubro já são 10 anos que escrevo na net e contabilizando o tempo no papel, 18 primaveras. Eu já sofri machismo nesse meio no início, quando postava DDP e até Confissões de Laly fazer sucesso, ninguém acreditava que quem assinava aquelas novelas era uma moça, no caso, eu. Já sofri cyberbullying, indução ao suicídio, já deslegitimaram minha história sem sequer ler um parágrafo, só pelo nome, só porque a autora é mulher, porque a Tita é uma menina.

Sobrevivi ao Wattpad.

Pensei que aqui as coisas seriam diferentes, que eu teria leitores, amigos, encontraria gente bacana que acolheria a Tita com amor, todavia se não fosse a atmosférica tóxica do Wattpad, eu seria capaz de tentar tudo de novo por lá, estou muito ferida com a resenha que recebi. No começo, claro, li de boas, afinal a crítica especializada se fosse cobrada sairia uma bagatela, no entanto tive mais calma para ler e questionei muitos pontos, afinal, sou uma jornalista (tá bom, em graduação, mas minha alma é) e não me conformei em abaixar a cabeça e engolir em seco.

PERFEITA EU NÃO SOU.

Que tem pontos a serem melhorados, têm. Tudo bem até aí, mas erros desse tipo eu posso consertar no Word, se fossem falhas que prejudicassem o entendimento da história e, consequentemente, deixassem a leitura enfadonha, eu concordaria, porém quem fez a resenha tem um olhar crítico e uma fixação pelo Machado de Assis, de maneira que ninguém (em sua concepção) estará ao nível dele, ou seja, somos todos uns merdas ocupando espaço aqui na terra.

Meus amigos não gostaram da maneira como fui retratada, como se tivesse acordado recentemente e dito "ain, a partir de hoje virei escritora!". Não, gente. A escrita caminha lado a lado com a minha vida. A escrita corre em minhas veias. Não sou uma escritora amadora de fanfic de Naruto, sou uma escritora de verdade, o que acontece é que não fui descoberta por um agente literário.

Já participei de três antologias poéticas POR MÉRITOS MEUS e para as pessoas que me escolheram, eu tinha muito talento. 

Por enquanto estou sem saber o que fazer da minha vida, foi como se alguém tivesse enfiado uma faca no meu coração. Fazer resenha uma coisa, destruir o sonho de uma pessoa é outra é bem diferente. Existe uma diferença bem gritante entre fazer uma crítica construtiva e ser cruel.

Fico pensando se essa pessoa que me criticou é uma autora publicada, famosa, que vive do que escreve, porque as meninas do Wattpad ao menos são. Até lá onde sofri bullying e teve gente puxando meu tapete recebi feedbacks mais humanos.

Sinceramente, estou bem decepcionada com a plataforma, com essa frieza dos leitores daqui, até no Fanfics Brasil onde é o antro do RBD recebi mais calor humano do que aqui. Não sei o que há. Eu dou o meu melhor, não sou uma qualquer, essa moça não sabe quantos fins de semana da minha vida eu dediquei (e quando posso ainda dedico) para a Tita, que ela pode até ter arrancado os últimos brotos da minha roseira, mas um dia ela vai sentir toda dor que estou sentindo, um dia alguém vai magoá-la bem fundo.

Sério, qual é o prazer de ser tão arrogante e cruel? Ser estudante de letras não te dá esse direito de dizer o que é certo ou errado, você não é a dona da razão.

Se eu não desistir do meu sonho, me desculpa Deus, mas quero que ST faça um sucesso tão grande que se torne a novela que sempre mereceu ser e aí você vai ter que engolir tudo que escreveu nessa sua resenha desaforada, talvez de alguém que não deve ser nem metade do que se vende e vive criticando os outros.

Aposto como deve ter uma ranhura nesse seu teto de vidro... eu vou seguir o conselho dos meus amigos e calar a minha boca porque sou de escorpião, vingativa e não deixo barato... mas bem que eu queria falar umas verdades... a vida vai mostrar... viva e deixe estar... eu choro hoje, mas a roda-gigante gira, ela sempre gira...

Foda-se se eu não sou a reencarnação do Machado de Assis, eu quero ser eu mesma, quero imprimir a minha própria personalidade na escrita e conquistar as pessoas sendo como sou, doce quando quero e desbocada quando alguém pisa no meu calo.

Estou com raiva.

Estou profundamente magoada.

Pelo menos o que consola é me lembrar de não ser esse tipo de pessoa, esse tipo de pessoa que só vê os erros, que sente prazer em magoar, corrigir, que se acha a dona da verdade. Aprendi com dor que não devo ser essa pessoa.

Dói demais, mas preciso esfriar a cabeça. A segunda temporada volta em março, mas agora estou tão magoada que não sei mais se serei capaz de continuar escrevendo...

Feb. 21, 2019, 1:54 a.m. 0 Report Embed 0
~

Grupo no facebook

Oi pipoquinhas, tudo bem? Espero do fundo do coração que sim!

Nessa semana não consegui escrever muito, mas estou com muita vontade de voltar. Bom, na verdade queria ir ao parque de diversões, mas não tenho companhia. Enfim, deixa pra lá...

Ei, se você tem conta no facebook, ama Simplesmente Tita e sente vontade de interagir comigo (Mary), fazer amizades e se desestressar, seja bem-vindo (a) ao grupo de ST.

Eu não sou nenhum mestre na arte de criar grupos, como tenho medo de gente maldosa mantenho a página fechada porque o grupo tem regras:

1) RESPEITAR A AUTORA E OS DEMAIS USUÁRIOS (caso contrário = ban)

2) NÃO FALAR SOBRE POLÍTICA (já existem outros grupos pra isso)

3) USAR O MURAL DO GRUPO COMO SPAM (prática comum no Wattpad e que graças a Deus não ocorre aqui)

* sim, você pode divulgar seu trabalho se também escreve ou ilustra ou tem uma página legal, um canal no youtube, mas eu não quero que vire só divulgação, quero que haja interação, que as pessoas discutam sobre a história, os personagens, as temporadas, me façam perguntas, até se precisarem desabafar tenham um lugarzinho onde possam fazer isso para criarmos uma corrente poderosa de amor, respeito, compaixão e empatia, nortes do nosso grupo, uma vez que quero através da história dar voz para aqueles que nunca se sentiram valorizados, capazes de falar.

Só fico grilada quando rotulam ST de infanto-juvenil. É YA com orgulho. É YA porque a Tita narra sua vida de forma cronológica, crescendo durante a história e abordando temas que não são adequados para crianças menores de 10 anos.

Acho que é isso. O link do grupo está nos comentários. =)

Jan. 12, 2019, 7:02 p.m. 1 Report Embed 0
~

Vida

Olá, pipoquinhas!  Tudo bem?

Bom, eu estou um pouco deprimida, mas isso não interessa a vocês, afinal, aqui é o recanto da Tita, não da Mary. 

Como Simplesmente Tita NÃO é infanto-juvenil e tampouco eu sou uma autora iniciante, vamos aos fatos:

a) em 2012 ST chegou a ter um final depois de sete temporadas;

b) em 2013/2014 eu quis reescrever a versão de 2012 porque em 2013 eu conheci pessoas que me tiraram daquela bolhinha de alienação e me mostraram um mundo maior do que os portões da escola e a vida perfeita que meus bullies levam (ou pelo menos fazem parecer) e aí eu comecei a me questionar se a minha escrita era machista, preconceituosa de alguma forma e minha personagem tinha personalidade, foco, um ideal que não dependesse de um homem;

c) ST fez muito sucesso em todas as plataformas em que já postei e até aqui, apesar de não ter ainda um grupo de leitores, as visualizações me agradam porque consegui em questão de meses o que não consegui em 4 anos de Wattpad, o único lugar onde nunca consegui "acontecer";

d) tenho muitos leitores fantasmas, na certa sei que como ST ficou conhecida em muitos lugares, tem muitas pessoas por aí que algum dia vão parar aqui, então quero deixar tudo caprichado para quando elas chegarem e dizer que sinto muito por ter cancelado a história em 2015, que os amo e me arrependo do que fiz;

e) esse spin-off Vida pode ter vários spoilers, mas ele de fato mostra o início da terceira temporada... aí você que ainda está na segunda fique tipo assim '-' e não entenda muito bem, mas não tem problema algum, se você entrar no fandom se sinta em casa, o que acontece é que tem MUITOS leitores que querem saber o que vai acontecer com a Tita no futuro, como ela estaria nos tempos atuais;

f) e como a terceira temporada nas versões antigas me devastava emocionalmente ao ponto de eu ficar muito esgotada e sem forças pra escrever, vou reformulá-la ao longo de 2019, ela tem previsão de estreia para setembro porque em outubro eu completo uma década escrevendo em blogs  e queria comemorar.

Simplesmente Tita por acaso é uma história que começa na infância da personagem principal, mas não é infanto-juvenil, é para quem tenha vontade de ler e consentimento do que vai consumir. A partir de agora, com o intuito  de cuidar dos meus leitores, vou avisar assim [ALERTA DE GATILHO] quando algum capítulo muito tenso for ao ar e se a pessoa quiser ler e conversar a respeito, me segue no Instagram, só não xingue, por favor. Se você quiser conversar, desabafar, estou à disposição.

Bom, a mensagem que seria a chamada desse spin-off de Simplesmente Tita é: diretamente do futuro, o grande amor de sua vida te deixa mensagens e atende por Vida. as palavras, portanto, são jogadas ao vento, ultrapassando a linha tênue que separa o passado do futuro e tocando um jovem e solitário coração que mais do que nunca, precisa de amor.

Espero que vocês estejam gostando de ST, de ST2, obrigada pelo apoio, pelo carinho, por tudo e saibam que estou tentando escrever Vida justamente para saber o que vai acontecer com a Tita, desenvolver tudo direitinho e não ter mais bloqueio. Primeiros Erros vai tirar umas férias para eu terminar a história e voltará com o final. Tenham calma também. =)

Provavelmente eu não vou aparecer aqui no ano-novo, então desejo um ano de 2019 muito bom, com muita saúde para todos, muita paz, muita alegria, muitas alegrias, novas amizades, amores, conquistas, que essa plataforma cresça (e de preferência supere o Wattpad =P, tenho ranço do Wattpad) e se torne celeiro de grandes talentos, além de proporcionar grandes amizades e leituras saudáveis. Desejo que 2019 traga os sorrisos que 2018 tirou, resgate as forças de quem se sente fraco, que a esperança de dias melhores seja luz para quem está caminhando no escuro e para que os sonhos mais queridos de cada um se realizem. Que vocês vivam intensamente e da melhor forma possível. Saibam que não sou uma ameaça, sou amiga, uma amiga que você pode conhecer e aprender a amar. Adoraria, através da escrita, criar uma rede de amor e apoio onde todos são amigos e se respeitam, se amam, se apoiam, aprendem uns com os outros. Aqui ninguém vai ser DUFF de ninguém, nem tapa-buraco. No Clube DDP o importante é ser você. E eu espero que em 2019 você seja muito mais você!

Dec. 29, 2018, 4:07 p.m. 0 Report Embed 0
~

2ª Temporada: Personagens

A primeira temporada acabou deixando saudades e muito frio na barriga, sentimento esse que faz parte dessa nova temporada que chega com novos personagens e outros não tão desconhecidos assim. O último ano da década de 1990 e do século XX está chegando e com ele, grandes novidades que vocês conferirão nos próximos capítulos, portanto acomodem-se bem que nós vamos saber quem é quem nessa história.

Personagens da Segunda Temporada

Tita – Com onze anos recém-completos está passando por uma fase complicada de transição da infância para a adolescência, algo que é ruim quando você é uma menina que não consegue se encaixar a nada e se sente um murmúrio rouco diante das pessoas que se sentem no poder de humilhá-la e oprimi-la. Na temporada de verão a qual seu destino é incerto, vai passar uns tempos com o pai e conhece Adolfo, seu vizinho de praia e eles vivem brigando feito gato e rato.

Meire das Neves (Meire) – Com a repentina doença da mãe, o desejo de voltar ao mercado de trabalho e o ciúme que sente da aproximação entre Félix e Tita, está à beira de um ataque de nervos, fato que acaba por abalar ainda mais uma relação que já beira à fragilidade.

Félix Linhares (Félix) – Decidido a reatar os laços de amizade com Meire e reconquistar a confiança de Tita, convida a menina para passar a temporada de verão com ele e Helena em Guaratuba, a fim de que com a convivência, madrasta e enteada descubram suas afinidades e a garotinha não veja Helena como uma bruxa má que atravessou seu caminho para lhe infligir sofrimento ou coisa do tipo.

Helena Linhares (Helena) – Gosta muitíssimo da enteada, mesmo temendo que o afeto não seja recíproco. Ainda sonha em ter os próprios filhos, contudo enquanto não os tem procura tratar Tita como se fosse sua própria filha, algo que gera ciúme e ódio da parte de Meire que não aceita essa aproximação de maneira alguma.

Horácio Cerqueira (Horácio) – Quando Olívia adoece, ele e Tita vão buscar os filhos de Margarida num casebre no meio do nada para tomar conta deles, visto que a mãe não parece se importar nada com eles. Ele, que nunca se conformou com o fato de não poder gerar os próprios filhos, sente um desejo muito grande de olhar por Hugo e Natasha, contrariando as ordens de Meire. Se não fosse pelo seu temperamento brando e conciliador, provavelmente o casamento teria terminado em divórcio, pois Horácio já foi agredido fisicamente por Meire e sofre com os rompantes de ódio dela.

Aline Gisele Pacheco (Aline) – Após passar um fim de ano marcado por muitas limitações de ordem financeira, realiza o sonho de conhecer o mar e passar um tempo na companhia de sua melhor amiga. Como saberemos com mais detalhes no spin-off Aline por Aline, ela é confidente de Adolfo e acaba por mediar os conflitos entre eles.

Adolfo Hass (Adolfo/Almôndega) – É filho biológico de Sônia Hass, sargento da Polícia Militar, enteado de Sérgio, também sargento e meio-irmão de Miriam, que conseguiu ser aprovada no teste para o Colégio Militar, algo que ele não conseguiu e se sente frustrado porque em função de seu peso é azucrinado na escola. Na temporada de verão conhece Tita e os dois, apesar de todas as briguinhas, se tornam amigos, apesar de ele não gostar do apelido Almôndega e nem ela de ser chamada de Tampinha.

Olívia Ribeiro das Neves (Olívia/Vó Olívia) – Passa mal na véspera de natal e é internada às pressas. Passa boa parte do ano de 1999 entre idas e vindas do hospital. Mesmo assim está muito preocupada com o futuro de Margarida e das crianças, principalmente de Clarinha que repetiu o ano e não demonstra nenhum gosto pela escola.

Maria Clara das Neves (Clarinha) – Repetiu a quarta série e em razão disso, mesmo odiando a mãe preferiu ir morar no meio do nada só para não ter que estudar. Continua invejando tudo o que é de Bárbara (ou de qualquer outra pessoa) e sendo ingrata com Tita que tenta de todas as formas ajudar a prima mesmo que seja com simples palavras.

Natasha das Neves Fraga (Natasha) – Continua sendo maltratada pela irmã por preferir futebol a bonecas.

Hugo das Neves Fraga (Hugo) – Continua sendo o parceiro de Natasha no futebol ou em qualquer outra brincadeira.

Margarida das Neves (Tia Margarida) – Após separar-se de Josué e fugir para o meio do nada deixando as crianças sob o cuidado da mãe, já está com outro namorado e esperando outra criança. Ambiciosa, torce secretamente para que a mãe morra para que possa "herdar" a casa e abrir um bar como forma de ganhar dinheiro fácil. Para a infelicidade dela, apesar de todas as provações, Olívia sobrevive.

Sara das Neves (Sara) – Nasce num momento difícil para toda a família: quando Olívia está muito adoentada e é a última filha de Margarida a nascer na década de 1990.

Cássia Reis (Cássia) – Apesar de ser a precoce da turma que refuta tudo aquilo que soe infantil, não perdeu o costume de botar apelidos ridículos nos outros e fazer piada com tudo o que possa lhe parecer engraçado (mesmo que não seja). É a típica adolescente que tem vergonha dos pais, maltrata a mãe que faz tudo por ela, se sustenta na aparência que lhe garante uns pontos a mais com pessoas superficiais, debocha de professores e de qualquer autoridade. Está sempre acompanhada de três meninas que não são bonitas nem inteligentes, mas são igualmente perversas e por serem suas amigas também gozam da popularidade dentro da escola.

Alessandra – A assecla obesa e repetente de Cássia que a aceita no grupo porque a garota é boa de briga.

Emilly – Não se destaca pela beleza e nem pela inteligência, mas pelo fato de ser aquela que ainda estuda alguma coisa, sustenta as outras nas costas.

Thayanne – Tem um amor platônico e não correspondido pelo Erick do Carmo e mais do que as outras do grupo, detesta Tita à primeira vista, sentindo prazer em ser cruel com ela.

Erick do Carmo (Erick) – Estudou com Tita no primário e também participava das zoações perpetradas contra ela, mas agora no sexto ano anda mais focado em azarar as meninas e também a defender Adolfo, que por incrível que pareça, é seu melhor amigo.

Fernando Mengarda (Fernando) – É o equivalente à Cássia Reis para Adolfo Hass.

Filomena Dias (Filomena/Naná/Profª Naná) – Leciona Português e é uma professora muito dedicada ao ofício, não tolera bagunças, vadiagens e falta de educação. Percebe em Tita o potencial para a escrita e também que a garotinha está sofrendo muito com as transformações da puberdade. Não gosta nem um pouco de Cássia Reis e sente na pele o descaso e o desrespeito dos adolescentes.

Sérgio Hass – Sargento da Polícia Militar que apesar de negar, tem sérios problemas com o álcool. Padrasto de Adolfo, esposo de Sônia, pai de Miriam e Brenda. (a terceira não é mencionada na história porque sua participação efetiva não ocorre)

Sônia Hass – Sargento da Polícia Militar, mãe de Adolfo e Brenda, madrasta de Miriam, esconde de todos que sofre violência por parte de Sérgio, tudo isso em troca de harmonia no lar.

Miriam Hass – Tem a mesma idade que o meio-irmão e sofre por saber que o mesmo é alvo de gozação dos colegas na escola. Estuda no Colégio Militar e treina na equipe de voleibol.

Norma – É a diretora da escola. Não se sabe há quanto tempo ela ocupa esse cargo, mas o que por ora importa saber é que ela faz vista grossa às acusações de Cássia e a protege sempre, punindo as vítimas da "abelha-rainha do sexto ano".

D. Virginia – Mãe da Cássia.

Tião do Sistema Y – É o novo namorado de Margarida e trabalha como segurança na danceteria Sistema Y que Margarida frequenta todo fim de semana.

Dec. 9, 2018, midnight 0 Report Embed 0
~
Read more Start page 1 2 3