Crônicas de um caderno engavetado Follow blog

invisibilecoccinella Mary Escreva, escreva, escreva. Você não pode correr do seu destino, viver implica esse risco. O de os planos não darem certo. O de uma recaída fazer com aqueles dez passos para frente que você tinha dado com tanto custo sejam vinte para trás. O de uma tristeza que não passa. O de no fim das contas o caminho ser outro. Há dias mais difíceis do que outros, em que estar sob o efeito de um bloqueio criativo torna a realidade mais cinzenta do que o costumeiro, todavia viver também significa acreditar que essa pausa se faz necessária para as grandes vitórias que virão. E aí? Vem comigo? 0 reviews

#amores #solidão #descobertas #pensamentos #memórias #perdas #escritora-mary #saudades #decepções #inspirações #poesia
1
8.0k VIEWS
AA Share

mesmo pequena, infinito

Era dia, mas anoiteci.

Me tranquei em mim.

Era noite, eu cinza.

A escuridão era clara,

Queimava feito fogo.

As labaredas consumiam

O passado de desalentos

Encolhida numa conchinha.

Segura de mim mesma?

Do temível e incontrolável?

De baixar a guarda

E aceitar o inevitável?

Era dia, e eu era noite.

Eu era meus passos morosos.

Eu era tudo, menos eu.

Nessa ardente escuridão

Um refresco para a alma

Nuances claras para o cinza

Para encobrir as feridas

E fazer desses versos uma avenida

Onde as cores encantam

E mesmo quando é noite

O sol se projeta no verso...

E por falar nele, onde está?

Onde você souber enxergar...

Se não for no meu, é no seu!

É na magia do olhar que tanto diz

Sem nada precisar dizer.

O olhar úmido como a chuva

Para o tempo presente

Para dentro do próprio coração

Que se abre devagarinho

Para o mundo que se chama,

Para o amor que existe no fazer

Que existe por si só e cresce

Sem caber dentro do peito,

Sem caber em si, nem na linha.

Então, eu sou esse verão

E sou a outra face da moeda.

De noite, sou dia.

De dia, sou meio eu meio mundo,

Mas do coração para dentro

Sou além das impressões,

Primeiras ou definitivas,

Sou o amor que sinto

Mesmo pequena, infinito.

April 11, 2019, midnight 0 Report Embed 0
~

por que choras, menina mulher?

— Por que choras, menina mulher?

— Porque tenho feridas que nem a indulgência do tempo é capaz de fechar.

— Não chore assim. Você é maior do que o mal que te causaram.

— Quem me causou tanto mal ainda causa porque na cabeça dessa pessoa, eu estou sempre à disposição. Ele pensa que agiu corretamente e eu estou errada. Eu tento seguir a minha vida, é o que faço todo dia, tentar seguir com o que sobrou de mim. Ele, não. Ele saiu vencedor do embate e ainda assim parece disposto a não sacramentar o ponto final nessa história, então como essa ferida vai se fechar? Ele nunca se importou com os meus sentimentos, só priorizou os dele, só enxergou a si mesmo e tampouco se arrependeu do que fez. A ferida aberta me mudou pra sempre, por isso eu choro, porque eu nunca mais poderei ser quem eu era antes de tudo acontecer.

— Você pode ser melhor do que "antes de tudo acontecer".

— Perdi muito do meu brilho interior, minha confiança nas pessoas, minha alegria de viver...

— Você pensa que perdeu, mas é impossível alguém apagar aquilo que não sai de você. A dor encobre a alegria, o sorriso, mas não apaga a luz interior. A depressão furta o ânimo de viver, mas os mesmos ventos que trouxeram tristeza e dor haverão de trazer boas notícias.

— Você acha que algum dia eu vou voltar a sorrir como se nunca tivesse me quebrado?

— Querida, você  faz isso!

— É sério?

— Todo dia, por mais mecânico que pareça, quando você abre os olhos e faz a cama, você diz a Deus que está disposta a viver e se permitir. Mesmo agora que você está triste por conta dessas feridas que dão a impressão de não se fechar, Deus está olhando por você e tratando desse coração magoado. Hoje é só um dia em que você acordou triste, pensando em como seria a sua vida se tivesse feito escolhas diferentes, porque você olha para tudo à sua volta e não se encontra, mas é apenas um dia ruim. As escolhas que te levaram a sentir dor são aquelas que te ajudaram a se tornar a mulher que hoje você é, a mulher que mesmo com o coração ferido, ainda é capaz de sentir amor. A pessoa que rejeitou tudo de bom que existe em você é minoria, não vale a pena, nunca valeu, se te persegue é porque conhece a sua força e quer roubá-la de você. Ele não soube amar você, não soube valorizar a princesa que você é, não se deu conta do privilégio que teve e um dia a conta vem, você não precisa saber. Se ele semeou maldade, é maldade que colherá. Ele não entrou na sua vida para ficar, mas para te ensinar a não ser como ele. Não se esconda por ter medo dele, não esconda sua beleza, seu sorriso, sua simpatia, seu talento, só porque ele te persegue ou porque a rejeição te fez pensar que você era o que ele te fez sentir.

— Tem dias em que eu até consigo sobreviver, que penso que vou superar, mas em outros, quando eu caio em mim e analiso a minha vida, fico tentando imaginar o que eu poderia ter feito de diferente pra nunca tê-lo conhecido...

— Infelizmente você vai supor um monte de hipóteses, mas nunca vai poder comprovar. O fato é que não se pode voltar atrás e reescrever os capítulos feios da nossa história, como um escritor pode fazer se não gostar do desfecho do livro ou da novela. Na vida real, procede de outra forma. É preciso ter uma leitura crítica e sábia das coisas, tentar extrair dos parágrafos amargos o que pode ajudar alguém numa dada altura da existência. E você é mais do que um capítulo ruim da sua história. Tem tantas pessoas bacanas no mundo que adorariam te conhecer, tantos lugares pra se visitar, tanto amor pra se sentir, que não vale a pena chorar de raiva de um embuste egoísta e mimado que sempre teve uma vida fácil, só fez esforço pra nascer. Ou nem isso.

— Eu choro porque ele decidiu por mim algo que eu como pessoa deveria decidir e fez sua maldade de maneira que eu não posso denunciar, sendo obrigada a conviver com essa dor no meu peito e na minha alma, pensando no que posso ter feito de tão mal pra merecer o que aconteceu. Às vezes, de noitinha, eu peço perdão pra Deus até pelos pecadinhos que cometi na infância, por tudo que fiz e não deveria ter feito, fico refazendo meus caminhos, imaginando que por alguma razão eu fui castigada. Sei que isso não me define como pessoa, mas a maneira como ele me fez sentir dói porque nenhuma mulher merece passar pelo que passei naquela quarta-feira de inverno, dia 24 de junho de 2015, o dia em que eu morri, mas se esqueceram de me enterrar. Ele tocou o carro, seguiu em frente, sumiu, me deixou louca e não se importou em nenhum momento com nada. Ele me reduziu ao “nada”.

— Um dia a conta vem. Um dia alguém vai fazer com que ele se sinta um “nada” e ele vai se sentir exatamente como você se sentiu e talvez você nunca nem fique sabendo. Mas não chore mais, não por isso, não pelo que já foi, porque você não teve culpa e não pode passar o resto dos seus dias se escondendo como se fosse você a criminosa, por medo de que alguém te machuque de novo. Você ainda tem tanta vida pela frente, confie em Deus que ele toma nota de cada lágrima que você derruba, ele sabe de cada noite que você passou acordada chorando, presenciou todo o seu sofrimento e nos momentos como agora em que você pensa estar sozinha e se sente “menor” que as outras porque as outras não têm no coração “essa ferida que tanto dói”, ele está te colocando no colo e cuidando de você. Descanse sua dor em Deus. Não se vingue. Semeie flores, que seu caminho florescerá. Você não precisa correr o mundo atrás do amor verdadeiro, se você continuar insistindo em viver e se amar mesmo que ninguém te ame, ninguém te espere, afinal de contas, você é uma princesa, foi, continua sendo e sempre será. E você é a princesa de alguém, talvez essa pessoa ainda nem saiba que vai te conhecer e ver o sol brilhar nesses olhos de jabuticaba, mas eu sei, porque eu sei que quem sonha em viver um grande amor, um dia realiza esse sonho. Não desista! Não desista de encontrar um grande amor! Nunca, nunca, nunca desista!


(baseado em fatos reais)

April 8, 2019, 12:01 a.m. 0 Report Embed 0
~

não olhe pra trás

Enquanto você chora ao rememorar um passado que já está morto faz muito tempo, o presente te estende as mãos para te dar um presente. 

Suas lágrimas não vão reescrever a história. Comece outro livro. Nada como o cheirinho de caderno novo. Solte esses dedos suados e deixe esse balão pesado de mágoa ir embora.

Não olhe para trás!

Você errou, mas não precisa passar o resto da sua vida se martirizando. Perdoe a quem te machucou mesmo que essa pessoa não mereça, mas se perdoe...

Uma porta se fechou, um sonho acabou, mas oras, há janelas de onde se pode vislumbrar o nascer e o pôr do sol, outras portas se abrirão, outros amores virão, outros amigos, outros sonhos...

Você sempre será conduzida ao lugar onde deve estar. Que sua alma esteja em comunhão com seus desejos e que eles sejam seus.

Que hoje tenha sido o último dia que você desperdiçou sofrendo por esse passado que não volta mais e também tinha lá às suas imperfeições das quais você costumava se queixar... Porque você também não estava satisfeita com ele...

Deixe seus dedos sentirem pela última vez a textura desse barbante e vá soltando aos poucos esse balão...

E, não, não olhe para trás!

April 5, 2019, midnight 0 Report Embed 0
~

tautograma (tentativa)

Cadenciar versos

Com o intento de rimar

Coroando adjetivos

Centrados em homenagear

Carinhosamente a inspiração

Cada vez mais fortalecida

Cuidadosamente tecida

Colorindo o cavalete

Combinando tons alegres

Cantarolando o tum-tum-tum

Correndo contra o tempo

Contra o medo de não adormecer

Contrariando as expectativas

Constatando o bem querer

Construindo minhas lembranças

Centrando então que o que sinto

Cabe no peito, mas transborda...

Chora por entre as linhas

Com disciplina e modéstia se alinha,

Compassiva, ao espaço permitido.

March 31, 2019, midnight 0 Report Embed 0
~
Read more Start page 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11